1.3.2016

«Do encontro entre Evangelho e cultura emergem cenários inesperados»

«Do encontro entre Evangelho e cultura emergem cenários inesperados»

O Secretário de Estado da Santa Sé sublinhou que «do encontro entre Evangelho e cultura emergem cenários inesperados e um renovamento destinado a envolver a existência concreta das pessoas, da família e da sociedade». As palavras de D. Pietro Parolin foram proferidas na missa durante a qual o irlandês D. Paul Tighe, que o papa Francisco nomeou recentemente secretário-adjunto do Conselho Pontifício da Cultura, foi ordenado bispo.

 

Coro estreia “Stabat Mater”, de António Pinho Vargas, e prepara disco de música sacra

Coro estreia

À semelhança de outros compositores, António Pinho Vargas selecionou excertos do texto: «Escolhi os primeiros tercetos, muito belos, aqueles que relatam em sucessão a dor da mãe perante o seu filho morto na cruz». «A estreia desta obra neste contexto deve-se em muito à equipa que está na organização da Semana Santa de Esposende e por tal só podemos agradecer o grande esforço realizado neste sentido», afirmou a maestrina do Coro de Pequenos Cantores de Esposende, Helena Venda Lima.

 

Cinema: Realizador e produtores de “O caso Spotlight” críticos com a Igreja mas com palavras de esperança | VÍDEO |

Cinema: Realizador e produtores de

O filme expressa a perspetiva do realizador quanto à génese dos abusos: «A Igreja é uma instituição dirigida por homens, e os homens são falíveis. Julgo que por esse motivo todos nós temos de permanecer muito vigilantes, e essa é a nossa responsabilidade. Não é só seguir ordens ou obedecer a comandos, mas também participar na comunidade». «A resposta da comunidade católica foi largamente muito positiva, e eu continuo muito ligado à comunidade católica pela família e amigos», apontou.

 

Deus, onde te encontro? Procura na simplicidade e no serviço, esquece poder e dinheiro

Deus, onde te encontro? Procura na simplicidade e no serviço, esquece poder e dinheiro

O «desdém» dos principais movimentos religiosos judaicos na Palestina pela proposta de Jesus radica-se na maneira comum e enviesada de pensar, apontou o papa: «No nosso imaginário, a salvação deve vir de alguma coisa de grande, de alguma coisa de majestoso; só se salvam os poderosos, aqueles que têm força, que têm dinheiro, que têm poder». Todavia, «o plano de Deus é outro», sendo rejeitado porque muitos «não podem compreender que a salvação vem do pequeno, da simplicidade das coisas de Deus»-

 

Jornal do Vaticano destaca «teologia dos sentidos» de José Tolentino Mendonça

Jornal do Vaticano destaca «teologia dos sentidos» de José Tolentino Mendonça

A edição desta segunda-feira do jornal do Vaticano, “L’Osservatore Romano”, dedica meia página a analisar «a teologia dos sentidos» do P. José Tolentino Mendonça, primeiro diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura. «Não há separação entre alma e corpo», escreve Antonella Lumini sobre o livro “A mística do instante”, publicado originalmente pela Paulinas Editora em 2014 e traduzido o ano passado para italiano, com o título “Mistica dell’instante. Tempo e promessa”, pela “Vita e Pensiero”.

 

Agenda para hoje

Agenda para hoje


Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura | Secretariado Nacional dos Bens Culturais | Secretariado Nacional das Comunicações Sociais
Advertisements