26.2.2016

Átrio dos Gentios volta-se para a “luz” e abre-se à astronomia, ciências, arte, filosofia e teologia

Átrio dos Gentios volta-se para a

Além da Física, a luz está ligada à «criação dos inícios, mas também à conclusão da história, à vastidão do universo, no espaço e no tempo, à grandeza da alma humana e da sua razão, ao esplendor da forma e, com a sua ausência, à obscuridade do coração do homem e ao próprio mistério do mal».

 

Leitura: “Palavras em redor do poço – Conversas sobre a fé”

Leitura:

«Verifica-se o estranho fenómeno de um texto como a Bíblia, nascido popular (ou melhor, como coleção de textos populares) e vital se tornar, em vez disso, um texto do qual corremos o risco de ser expropriados por razões opostas: por excesso de estudo ou por ausência de estudo e excesso de peso dos fantasmas de uma história.»

 

O pobre que pede ajuda é Deus a bater à porta do coração

O pobre que pede ajuda é Deus a bater à porta do coração

O homem rico «conhecia os mandamentos», possuía «uma certa religiosidade», mas estava «fechado no seu pequeno mundo, o mundo dos banquetes, das roupas, da vaidade, dos amigos, um homem fechado numa bolha». «Mesmo a periferia, que estava junto à porta da sua casa, não a conhecia.»

 

Os migrantes e nós: a experiência de Taizé

Os migrantes e nós: a experiência de Taizé

Hoje são os sírios a afluir à Europa, amanhã serão outros povos. Os grandes fluxos migratórios a que assistimos são inelutáveis. Não se dar conta disso é pura miopia. Procurar o modo de regulamentar esses fluxos é legítimo e até necessário, mas querer impedi-los erguendo muros e arame farpado é absolutamente vão.

 

Festival de Órgão de Braga une música, espiritualidade e património

Festival de Órgão de Braga une música, espiritualidade e património

Na sessão de apresentação da iniciativa, que decorreu esta quarta-feira, o deão da sé destacou que a cidade «pode orgulhar-se de ter a maior coleção de órgãos de tubos ibéricos do mundo, um património inestimável que importa valorizar». Conheça o programa.

 

“Desporto, ética e transcendência”: Novo livro reflete sobre superação, sacralidades, mitos e simbólica

«O moderno campo desportivo foi sempre portador de alguns dos principais valores das sociedades. No século XIX, conheceu-se uma particular aliança entre desporto e moral: a performance desportiva foi pensada como uma via de musculação moral do indivíduo. Alguns desportos continuam, hoje, a ser um importante suporte simbólico da experiência coletiva – quando outros suportes conhecem uma ampla erosão.»

 

“Carta aos Artistas” convenceu atriz e cantora Inês Herédia de que é possível conciliar fé e arte

«Andei numa luta muito grande entre arte e fé – “eu estou a dar o peso errado a isto, eu estou a dar o peso errado àquilo” -, estava sempre a balancear e depois apercebi-me de que os dois podem ser a mesma coisa. Foi um crescimento enorme em termos espirituais.»

 

Concurso internacional de arquitetura sagrada atribui prémio de 30 mil euros

Concurso internacional de arquitetura sagrada atribui prémio de 30 mil euros

A fundação italiana Frate Sole abriu as inscrições para a sexta edição do Prémio Internacional de Arquitetura Sagrada, dirigido a quem tenha realizado o projeto de uma igreja no decurso da última década, a partir de 4 de outubro de 2006, no âmbito das confissões cristãs.

 

Agenda para hoje

Agenda para hoje


Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura | Secretariado Nacional dos Bens Culturais | Secretariado Nacional das Comunicações Sociais
Anúncios