12.2.2016

Quaresma: Regressar de todo o coração ao coração de Deus

Quaresma: Regressar de todo o coração ao coração de Deus

Regressai a mim – diz o Senhor -, regressai de todo o coração»: não só com algum ato externo, mas da profundidade de nós próprios. De facto, Jesus chama-nos a viver a oração, a caridade e a penitência com coerência e autenticidade, vencendo a hipocrisia. A Quaresma seja um tempo de benéfica “poda” da falsidade, da mundanidade, da indiferença: para não se pensar que tudo vai bem se eu estou bem; para compreender que o que conta não é a aprovação, a procura do sucesso ou do consenso, mas a limpeza do coração e da vida; para reencontrar identidade cristã, isto é, o amor que serve, não o egoísmo que se serve.

 

Capela Imaculada e altar: A Dedicação | IMAGENS + VÍDEOS |

Capela Imaculada e altar: A Dedicação

A celebração seguiu o Rito da Dedicação da Igreja e do Altar, inscrito no Pontifical Romano. Por proposta dos jovens seminaristas escutamos a Palavra de Deus, com a primeira leitura retirada do Livro de Neemias (8, 2-10) num apelo à alegria que significa entrar na casa de Deus, a segunda leitura da primeira carta de São Pedro (2, 4-9) que nos convida a ser e viver como pedras vivas numa construção bem ajustada, e o Evangelho segundo São Lucas (19, 1-10) que, na aurora do Ano da Misericórdia, nos recorda o convite a entrar na relação com o mesmo Deus que em nós quer encontrar morada.

 

Revista “Didaskalia” homenageia biblista Armindo Vaz

Revista

Mais do que pela quantidade, a reflexão e produção do Prof. Armindo primam pela frescura e profundidade. Isto deve-se sobretudo ao facto de não recear percorrer caminhos menos trilhados e de edificar sobre os dois pilares seguros que estruturam a homenagem que hoje lhe prestamos: A Escritura e a Espiritualidade e carisma carmelitano. O Pe. Armindo, tem sido na Universidade e para lá desta, uma voz sábia, serena e, ao mesmo tempo, corajosa e, desta forma, um bom incentivo para quantos buscam, com humildade e perseverança, a verdade na Palavra tão nova e tão antiga.

 

Vivências cristãs no Norte de Portugal revisitadas pela revista “Humanística e Teologia”

Vivências cristãs no Norte de Portugal revisitadas pela revista

O dossiê da mais recente edição da revista “Humanística e Teologia”, publicada pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto), apresenta um conjunto de ensaios sobre a história das vivências cristãs na área do Porto e do Norte. «A teologia abeira-se das devoções dos nossos antepassados para entender o modo como conceberam a sua relação a Deus, olha as relações entre católicos e protestantes, e faz uma incursão nos processo inquisitoriais do Nordeste de Portugal, percorre a história e a teologia feitas por mulheres e o problema da determinação da data do natal de Jesus.»

 

Agenda para hoje

Agenda para hoje


Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura | Secretariado Nacional dos Bens Culturais | Secretariado Nacional das Comunicações Sociais

 

 

Anúncios