23.12.2015

Entre Advento e Natal, ética da atenção?

Entre Advento e Natal, ética da atenção?

Muitos são os lugares e espaços expressivos do exercício vigilante da vida, de desabrochamento da criatividade adormecida dos humanos. A arte, em sua manifestação profunda da condição humana de outrem (além do contentamento autobiográfico), é uma das expressões onde se poderá exercitar essa “ética da atenção”, do olhar.

 

Deus é como uma criança que brinca

Deus é como uma criança que brinca

«”Caríssimo menino, não sabes fazer mais nada a não ser brincar?”. E a criança: “Que mais quer que faça?”. A Beata Umiliana: “Desejo que tu me digas alguma coisa de belo sobre Deus”. E a criança responde: “Acha que é bom e acertado que alguém fale de si próprio?”»

 

Natal, brinquedos e Doutrina Social da Igreja

Natal, brinquedos e Doutrina Social da Igreja

Olhar para os brinquedos oferecidos no Natal debaixo da árvore, desembrulhá-los com excitação e brincar com eles é uma experiência encantadora para muitas crianças em todo o mundo. Mas raramente pensamos de onde é que os brinquedos vieram, quem os fez e sob que condições foram fabricados.

 

“Star Wars – O despertar da força”: Que o entretenimento esteja contigo e deixe o cérebro à porta

O tema – como “western” galático ou “space opera” – continua a ser a luta entre bem e mal, salpicada de amores e desamores românticos e desavenças entre pais e filhos. A fonte filosófica está mais próxima do confucionismo, xintoísmo ou taoísmo do que das religiões abraâmicas, já que o mal se apresenta como um lado sombrio do mesmo bem.


Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura | Secretariado Nacional dos Bens Culturais | Secretariado Nacional das Comunicações Sociais
Anúncios