20.12.2015

«A arte pode viver sem desconfiança» em relação «ao mundo do espírito», diz Rui Chafes

«A arte pode viver sem desconfiança» em relação «ao mundo do espírito», diz Rui Chafes

O escultor Rui Chafes, recentemente distinguido com o Prémio Pessoa, está convicto de que arte e espírito não têm de ser antagónicos, ainda que a contemporaneidade tenha perdido uma das características da Idade Média, o «ir para Deus através da arte». Em entrevista publicada este sábado no suplemento do semanário “Expresso”, Chafes (n. Lisboa, 1966) diz que «tecnicamente» não se considera uma pessoa religiosa, embora pense que o seu trabalho «está muito próximo do sentido religioso das pessoas».

 

Para além do Pai Natal, reaprendamos a arte do dom

Para além do Pai Natal, reaprendamos a arte do dom

O citadíssimo “do ut des” (dou-te para que me dês) é um mote que trai a beleza do dom, o qual pode ser unicamente uma expressão de amor sem cálculo nem medida. Por isso é urgente resistir à pressão comercial que enche o saco do Pai Natal de coisas, coisas e mais coisas, que têm o único efeito de neutralizar a relação, de perpetuar de modo camuflado a indiferença e a distância, em vez de construir uma presença calorosa, disponível, confiante na nossa humanidade diante da humanidade dos outros.

 

Teste: Conhece bem a Bíblia? Salmos

Teste: Conhece bem a Bíblia? Salmos

São proclamados, umas vezes recitados, outras vezes cantados, em todas as missas: a finalidade deste teste sobre os salmos da Bíblia é responder acertadamente a sete das 10 perguntas. Por exemplo, esta: «Que representam os números entre parêntesis na numeração do saltério?»

 

Agenda pra hoje

Agenda para hoje


Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura | Secretariado Nacional dos Bens Culturais | Secretariado Nacional das Comunicações Sociais
Anúncios