19.12.2015

Obra do padre e matemático Francisco de Melo, figura «distintíssima da cultura portuguesa», ganha prémio de tradução

Obra do padre e matemático Francisco de Melo, figura «distintíssima da cultura portuguesa», ganha prémio de tradução

Henrique Leitão e Bernardo Mota receberam hoje, em Lisboa o Prémio de Tradução Científica e Técnica em Língua Portuguesa pela passagem de latim para português do livro “Obras matemáticas”, do padre Francisco de Melo. Francisco de Melo (c. 1490-1536) «foi o mais importante matemático português da geração anterior a Pedro Nunes. Depois de estudos na Universidade de Paris, onde o seu talento científico logo se destacou, regressou a Portugal, vindo a ocupar lugares de grande relevo na vida científica, cultural e eclesiástica do país».

 

Se queres encontrar Deus, procura-o na humildade, na pobreza, procura-o onde Ele está oculto

Se queres encontrar Deus, procura-o na humildade, na pobreza, procura-o onde Ele está oculto

Jesus quando nos ensina a vida, diz-nos como será o nosso juízo. Não dirá: «Tu, vem comigo porque fizeste muitas belas ofertas à Igreja, és um benfeitor da Igreja, vem para o Céu». Não. A entrada no Céu não se paga com o dinheiro. Não dirá: «Tu és muito importante, estudaste muito e tiveste muitos títulos honoríficos, vem para o Céu». Não! Os títulos honoríficos não abrem a porta do Céu. O que nos dirá Jesus para nos abrir a porta do Céu? «Tinha fome e deste-me de comer; não tinha teto e deste-me uma casa; estava doente e vieste encontrar-me; estava na prisão e vieste encontrar-me». Jesus está na humildade.

 

O grande mistério da visitação: Meditação sobre o Evangelho de domingo | VÍDEO |

O grande mistério da visitação: Meditação sobre o Evangelho de domingo

Aqui o mistério é grande: mistério do Deus escondido, escondido num bebé ainda anónimo, isto é, ainda sem a imposição humana do nome, mas com um nome que agrada a Deus: Jesus, “o Senhor salva”. Ao mesmo tempo, mistério da profecia, em João, ainda sem voz, mas que nele já sabe indicar aquele que vem, o Senhor, porque sabe desde já viver a vocação de precursor. Tudo isto no útero de duas mulheres que falam uma à outra, que se escutam e se alegram, louvando Deus.

 

Madre Teresa de Calcutá vai ser santa

Madre Teresa de Calcutá vai ser santa

O sim do papa chegou esta quinta-feira, 17 de dezembro, dia do seu aniversário. Francisco ratificou o reconhecimento do milagre atribuído a Madre Teresa de Calcutá (Skopje, 26.8.1910 – Calcutá, 5.9.1997) e determinou a promulgação do decreto. «Não podia haver um momento melhor que este Ano da Misericórdia: Madre Teresa foi a santa da misericórdia e da compaixão que viveu plenamente em cada instante da sua vida. Viveu a compaixão para cada homem, sobretudo para com o doente, o leproso, o abandonado. Hoje ensina-nos a colocar a misericórdia no centro do agir da Igreja. Sentimo-nos fortemente inspirados por ela e a sua figura acompanhar-nos-á durante todo o Jubileu.»

 

A genealogia de Jesus Cristo

A genealogia de Jesus Cristo

Comecemos desde logo por lembrar que há duas genealogias de Jesus nos Evangelhos, e muito diferentes. Antes de tudo, Mateus, na abertura do seu escrito (1, 1-17), propõe-nos uma genealogia “descendente” que parte de Abraão e chega a «Jesus, que se chama Cristo» através de 41 nomes. Ele apresenta a sua genealogia mediante uma sequência de «A gera B» e ordena simbolicamente a série num tríptico histórico (de Abraão a David, de David ao exílio na Babilónia, da Babilónia a José, «esposo de Maria»), com 14 gerações de cada vez.

 

Agenda para hoje

Agenda para hoje


Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura | Secretariado Nacional dos Bens Culturais | Secretariado Nacional das Comunicações Sociais
Anúncios