7.12.2015

Papa Francisco fala pela primeira vez de arte em detalhe | IMAGENS |

Papa Francisco fala pela primeira vez de arte em detalhe

«Não devemos ter medo de encontrar e utilizar novos símbolos, novas formas de arte, novas linguagens, mesmo aquelas que parecem pouco interessantes a quem evangeliza ou aos curadores, mas que são todavia importantes para as pessoas, porque sabem falar às pessoas.» Pela primeira vez desde o início do pontificado, o papa Francisco fala detalhadamente de arte através de um novo livro, “La mia idea de arte” (“A minha ideia de arte”), organizado por Tiziana Lupi, editado pelos Museus do Vaticano/Mondadori e lançado no primeiro dia de dezembro em Itália.

 

Arcebispo de Braga consagra capela Imaculada e sublinha que «Igreja ofereceu à Humanidade as mais belas obras de arte»

Arcebispo de Braga consagra capela Imaculada e sublinha que «Igreja ofereceu à Humanidade as mais belas obras de arte»

«Ao longo dos séculos, a Igreja ofereceu à Humanidade as mais belas obras de arte», recordou o arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, durante a celebração de dedicação a Deus da capela Imaculada, situada na cidade bracarense. «Da pintura à escultura, das capelas às catedrais, da literatura à música, o génio cristão inspirou uma plêiade de artistas e marcou indelevelmente o mundo. E tal foi possível porque se deixou iluminar pela Palavra de Deus, farol para os seus passos e luz para os seus caminhos», realçou o prelado na homilia.

 

«A única coisa que a arte blasfema faz é reconhecer que a herança cristã é forte»

«A única coisa que a arte blasfema faz é reconhecer que a herança cristã é forte»

O presidente do Conselho Pontifício da Cultura, considera que «o diálogo com o mundo fundamentalista é impossível» e critica quem tira «crucifixos das paredes e todos os sinais que construíram a cultura europeia», vincando que essa «secularização celebra a natureza, mas não a cultura». Em entrevista a um jornal espanhol, o prelado, pronuncia-se igualmente sobre a «arte blasfema», fala da «mitologia» associada às notícias sobre a saúde do papa e revela que a reforma da Cúria do Vaticano está a evoluir mais devagar do que Francisco desejaria.

 

Misericórdia: da emoção à prática, do sentimento à ética

Misericórdia: da emoção à prática, do sentimento à ética

«Tanto na Bíblia hebraica como na cristã, a misericórdia não é apenas uma emoção diante do sofrimento alheio. É verdade que ela emerge do impacto irrecusável da dor do outro em nós, mas depressa se transforma em práxis e em ética. A misericórdia deve ser feita», considera José Tolentino Mendonça. Para o vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, «a misericórdia poderá ser, contudo, uma categoria a precisar de retradução cultural, como se passou com o termo “caridade”, que ainda hoje muitos não conseguem engolir, tal o desvio e o peso caricatural que a expressão sofreu no tempo».

 

“National Geographic” dedica edição a Maria, «a mulher mais poderosa do mundo»

Maureen Orth, correspondente especial para a revista “Vanity Fair” que escreveu sobre ícones musicais, líderes mundiais e celebridades de Hollywood, lidou com um assunto completamente diferente para a edição norte-americana do magazine “National Geographic”: a Virgem Maria. Para a história de capa de dezembro, “Maria: A mulher mais poderosa no mundo”, Orth visitou vários países e entrevistou dezenas de pessoas com fortes laços devocionais à Virgem.

 

Humildade: Tão escassa, tão necessária

Humildade: Tão escassa, tão necessária

A humildade é uma das virtudes que a economia e as grandes empresas não amam, embora tenham uma necessidade vital dela. A nossa cultura, cada vez mais modelada por valores mercantis, não consegue ver a beleza e o valor da humildade, que assim é humilhada. As virtudes praticadas e alimentadas pelas grandes empresas e organizações alimentam-se, de facto, pela anti-humildade. Para fazer carreira e ser valorizados é preciso ostentar os próprios méritos, mostrar mentalidade e atitudes “vencedoras”, ser mais ambiciosos que os outros colegas concorrentes.

 

Agenda para hoje

Agenda para hoje


Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura | Secretariado Nacional dos Bens Culturais | Secretariado Nacional das Comunicações Sociais
Anúncios