20.11.2015

Fernando Santos: «Ser católico é uma exigência muito forte» | VÍDEO |

Fernando Santos: «Ser católico é uma exigência muito forte»

«Percebi que Cristo está vivo em cada um de nós», remata, antes de se recordar do antes e do depois com Deus, que o acompanha sempre, também quando no banco de treinador a bola teima em entrar e crescem as aflições. Antes de terminado o desafio, ainda houve tempo para falar da sua figura favorita na Bíblia, do local onde, se pudesse, passava os dias a rezar, da via-sacra madrugadora em Fátima, era então treinador do F.C. do Porto, e do que todos os dias pede a Deus.

 

Bibliotecas, hospitais da alma

Bibliotecas, hospitais da alma

A biblioteca pode ser sobretudo sede do espírito, na sua forma mais alta e mais nobre. É por isso que é preciso bater-se para a tornar cada vez mais viva, funcional, aberta, capaz de transmitir aquela respiração da alma que durante séculos teve a tarefa de comunicar. Não é por acaso que Frederico, o Grande, em 1870, no frontão da Biblioteca Real de Berlim tenha inscrito o título “Nutrimentus spiritus”.

 

Papa afirma que traficantes de armas são «malditos» e diz que Deus chora pela guerra

Papa afirma que traficantes de armas são «malditos» e diz que Deus chora pela guerra

«Também hoje Jesus chora. Porque nós preferimos o caminho da guerra, o caminho do ódio, o caminho da inimizade. Estamos próximos do Natal: haverá luzes, haverá festas, árvores luminosas, também presépios; tudo mascarado: o mundo continua a fazer a guerra, a faz as guerras. O mundo não compreendeu o caminho da paz.» Enquanto que «os traficantes de armas fazem o seu trabalho», as pessoas que trabalham pela paz «dão a vida», como fez um «ícone» do mundo contemporâneo, «Teresa de Calcutá».

 

Para melhor conhecer o Islão: Os cinco Mandamentos

Para melhor conhecer o Islão: Os cinco Mandamentos

O jejum que todo o muçulmano, em plena condição física, deve fazer durante o Ramadão. No nono mês do calendário islâmico, todos os muçulmanos devem praticar o jejum, ou seja, abster-se de ingerir alimentos, sólidos ou líquidos (inclusivamente água), abster-se de fumar ou ter relações sexuais, entre a aurora e o pôr do sol, entre as orações de “Fajr” e “Maghrib”, e mesmo tomar qualquer tipo de medicação, quer por via oral, quer por via intravenosa.

 

Agenda para hoje

Agenda para hoje


Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura | Secretariado Nacional dos Bens Culturais | Secretariado Nacional das Comunicações Sociais
Anúncios