18.11.2015

Leitura: “A Igreja em diálogo com o mundo”

Leitura:

«Os órgãos de comunhão, participação e corresponsabilidade ainda não atingiram, em muitas comunidades cristãs, o grau de exigência que proporcione não só a coordenação da vida pastoral mas sobretudo a reflexão acerca da cultura circundante e suas correntes dominantes, pelas quais se pode ou não propor uma autêntica inculturação da fé», escreve D. João Lavrador, membro da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais no seu livro, de que apresentamos dois excertos.

 

Jornadas de Teologia sondam misericórdia de Deus

Jornadas de Teologia sondam misericórdia de Deus

“Do Deus da misericórdia à misericórdia de Deus” é o tema das Jornadas que a Faculdade de Teologia da Universidade Católica (Porto) organiza de 1 a 4 de fevereiro, com a primeira conferência a ser proferida pelo prior da comunidade monástica italiana de Bose, Enzo Bianchi. «Precisamos sempre de contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria, serenidade e paz. (…) É o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro» sublinha o texto de apresentação, extraído do documento “Misericordiae vultus”, do papa Francisco. Conheça o programa.

 

“Magnificat em talha dourada”, obra sacra e profana de Eurico Carrapatoso, regressa à igreja | VÍDEO |

«O “Magnificat” é uma obra iluminada por sol maior, a tonalidade que sinto nas talhas douradas e nos espaços reverberantes de Deus. É uma homenagem ao Barroco, o estilo onde triunfa o movimento, a espiral inebriante, o concerto dos sentidos. Como é natural, o espírito de Bach ecoa, pairando sobre a obra tal como, no princípio, o espírito pairava sobre as águas», refere o compositor. Devido ao «cruzamento de referências» e «miscigenação de gestos, a obra está cheia de folia estilística, qual tapeçaria de Arraiolos de múltiplas cores e padrões».

 

Desafio do papa Francisco para hoje: Ler o capítulo 6 do segundo livro dos Macabeus

Desafio do papa Francisco para hoje: Ler o capítulo 6 do segundo livro dos Macabeus

«Far-vos-á bem, dar-vos-á coragem para serdes exemplo para todos e também vos dará força e sustento para levardes por diante a identidade cristã, sem compromissos, sem vida dupla», vincou Francisco. Algumas pessoas, apontou o papa, dizem: «“Eu sou muito católico, padre, vou à missa todos os domingos”»; mas no seu trabalho, esquecem a fé: «Esta não é coerência de vida, esta é mundanidade». «“Não é fácil, padre, viver neste mundo, onde as tentações são tantas, e o recurso à vida dupla tenta-nos todos os dias, não é fácil”: Para nós não só não é fácil, é impossível.»

 

Árvore de Natal do Vaticano vai ser decorada por crianças em tratamento oncológico

Árvore de Natal do Vaticano vai ser decorada por crianças em tratamento oncológico

A árvore de Natal instalada anualmente na Praça de S. Pedro, no Vaticano, vai incluir, entre os seus elementos decorativos, trabalhos em barro criados por crianças que estão a ser tratadas em secções oncológicas de vários hospitais italianos. As bolas que penderão da árvore incluirão representações dos sonhos e desejos das crianças, que participaram num programa de terapia através da cerâmica gerido pela Fundação Condessa Lene Thun.

 

Para melhor conhecer o Islão: origens, calendário, festas e celebrações

Para melhor conhecer o Islão: origens, calendário, festas e celebrações

Antes da atividade do Profeta, aquilo que se pode designar como religião pré-islâmica, correspondia, em especial, a grupos humanos com uma vida nómada, organizados de forma tribal, sem qualquer tipo de relação federal. Para além destas influências locais, desde o séc. VI a.E.C. que existiam colónias judias a norte; colónias estas que irão influenciar em muito o nascimento de uma religião monoteísta na região.

 

Agenda para hoje

Agenda para hoje


Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura | Secretariado Nacional dos Bens Culturais | Secretariado Nacional das Comunicações Sociais
Anúncios