17.11.2015

Onde está Jesus hoje? O “Cristo de mil rostos”

Onde está Jesus hoje? O

Constituído por fotografias de homens, mulheres, crianças, personalidades conhecidas ou anónimas, de todas as nacionalidades, este “Cristo de mil rostos” diz-nos, à sua maneira, o que S. Paulo escrevia aos gálatas: «Já não há nem judeu nem grego; já não há nem escravo nem homem livre; já não há homem e mulher; pois todos vós sois um em Jesus Cristo».

 

Exposição: Cartuxa de Évora fotografada por Daniel Blaufuks | IMAGENS |

Exposição: Cartuxa de Évora fotografada por Daniel Blaufuks

A Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, recebe até 10 de janeiro a exposição “Prece geral”, composta por cerca de 20 instantes que Daniel Blaufuks fotografou na Cartuxa eborense, a única em Portugal. O fotógrafo revela a «austeridade» do Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli, «com os seus espaços de silêncio, em busca das substâncias que constituem o seu mistério».

 

Papa alerta para pensamento único que destrói cristianismo e diz que Natal deixou de ser o que é

Papa alerta para pensamento único que destrói cristianismo e diz que Natal deixou de ser o que é

“Se todos fazem assim, porque não hei de eu fazer também?”: a tentação da cedência à «mundanidade», partindo de ideais aparentemente inofensivos para o cristianismo, foi destacada pelo papa Francisco. Os católicos são convidados a fazer um exame de consciência: «Como é a minha identidade? É cristã ou mundana? Ou digo-me cristão porque desde criança fui batizado ou nasci num país cristão, onde todos são cristãos?».

 

Cinema com pessoas detidas liga-as à sociedade e ajuda-as a recomeçar

Cinema com pessoas detidas liga-as à sociedade e ajuda-as a recomeçar

O estabelecimento prisional selecionou alguns detidos, com os quais foram visionados alguns filmes, para que mais tarde escrevam a folha de sala a ser colocada à disposição do público que frequentar o ciclo cinematográfico da paróquia, que decorrerá na primavera, tanto dentro da prisão como fora dela, no cineclube.

 

Prémio Ratzinger de Teologia entregue pela primeira vez a brasileiro e libanês

Prémio Ratzinger de Teologia entregue pela primeira vez a brasileiro e libanês

O Prémio Ratzinger, que pela quinta vez é atribuído pela Fundação Vaticana Joseph Ratzinger, vai ser concedido ao brasileiro Mário de França Miranda e ao libanês Nabil el-Khoury. A escolha dos premiados alarga o âmbito geográfico da distinção, que pela primeira vez será entregue a investigadores da América Latina e do oriente católico.

 

Um colar de promessas e de temores: Sobre o conto “Colar de flores bravias”, de Agustina Bessa-Luís

Um colar de promessas e de temores: Sobre o conto

Este conto dos inícios do trajeto estético-literário de Agustina Bessa Luís permite-se, como depois a sua obra amadurecida, uma estratégia que não se esquiva a uma primeira impressão de banalidade, de tal modo os quadros remetem para o comezinho, o banal, o comum…mas encerrando, e disso dando sugestão algures, mais cativantes linhas de sentido, que poderão revestir feição oracular ou problemática.

 

Agenda para hoje

Agenda para hoje


Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura | Secretariado Nacional dos Bens Culturais | Secretariado Nacional das Comunicações Sociais
Anúncios