29.10.2015

Abade de Baçal: Entre a «fé granítica» e a paixão pela arqueologia, etnografia e história transmontanas

Abade de Baçal: Entre a «fé granítica» e a paixão pela arqueologia, etnografia e história transmontanas

«É de uma fé granítica. Além de transmontano é um cristão convicto e foi um sacerdote que exerceu o seu ministério e conseguiu conciliá-lo com as várias funções que foi assumindo na sociedade, inclusive a de diretor do museu regional, na altura, de vereador municipal, mas salvaguardando sempre a identidade cristã», realça o atual bispo de Bragança-Miranda.

 

Assunção Cristas e a questão de Deus: «Peço ao Espírito Santo para me ajudar a escolher as palavras» | VÍDEO |

Assunção Cristas e a questão de Deus: «Peço ao Espírito Santo para me ajudar a escolher as palavras»

«Peço ao Espírito Santo para me ajudar a escolher as palavras necessárias para chegar ao coração das pessoas», revelou esta terça-feira a Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas. A seguir ao encenador Jorge Silva Melo, a jurista foi a segunda convidada do ciclo de conversas sobre Deus, com a jornalista Maria João Avillez, organizado pela Capela do Rato, em Lisboa.

 

Tese sobre Movimento de Renovação da Arte Religiosa obtém melhor classificação em dissertação

Tese sobre Movimento de Renovação da Arte Religiosa obtém melhor classificação em dissertação

A Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa atribuiu esta terça-feira o Prémio Professor Manuel Tainha a João Alves da Cunha, que no ano letivo de 2013/14 obteve a melhor classificação em Dissertação no Doutoramento em Arquitetura. A obra publicada em setembro pela Universidade Católica Editora «procura dar a conhecer a história do Movimento de Renovação da Arte Religiosa (MRAR), fazendo um retrato detalhado da sua ação nas décadas de 1950 e 1960», refere a sinopse.

 

Entender a vida como altar de oferta para o bem dos outros é o único lugar que se deve desejar

Entender a vida como altar de oferta para o bem dos outros é o único lugar que se deve desejar

Esse remédio indicado por Cristo, quando “tomado”, produz grande efeito. Está na contramão das lógicas aprendidas e praticadas “das facilidades”, que impedem os gestos de oferta. Fortalecer o entendimento de que todos devem ser servidores é solução única para dar novo caminho à sociedade contemporânea, para que a Igreja exerça de modo mais fecundo a sua dimensão missionária e para devolver paz interior, serenidade e qualificada cidadania.

 

«Somos irmãos»: Papa aponta convergências para diálogo inter-religioso

«Somos irmãos»: Papa aponta convergências para diálogo inter-religioso

«O Concílio, com a declaração “Nostra aetate”, traçou o caminho: “sim” à redescoberta das raízes judaicas do cristianismo; “não” a toda a forma de anti-semitismo e condenação de toda a injúria, discriminação e perseguição que dele derivam. O conhecimento, o respeito e a estima constituem o caminho que, se vale de modo peculiar para as relações com os judeus, vale analogamente também para as relações com as outras religiões.»

 

Cinema: “Adama”  | VÍDEO |

Cinema:

Em 1916, algures na África negra, Adama é uma criança de 12 anos, curioso de tudo. A sua aldeia está junto a uma imensa falésia, que os anciãos interditam de ultrapassar, pois para além dela encontra-se um mundo desconhecido e ameaçador. Todavia, Adama será levado a transpor esse interdito e a iniciar uma viagem perigosa. Ele quer “adquirir” o seu irmão, o corajoso Samba, que por algumas moedas de ouro e a promessa de se tornar um “guerreiro”, partiu para fazer a guerra no Norte.

 

Agenda

Agenda


Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura | Secretariado Nacional dos Bens Culturais | Secretariado Nacional das Comunicações Sociais
Anúncios