28.10.2015

Entre Deus e os Homens – A arte na Igreja de Viseu: Apresentação

Entre Deus e os Homens - A arte na Igreja de Viseu: Apresentação

No conjunto dos quatro núcleos, a mostra enquadra as 170 obras expostas, oriundas de 102 paróquias – algumas retiradas do culto e outras abandonadas em arrecadações -, num conceito condutor que mostra os mistérios da fé cristã, desde a Criação, passando pela Encarnação e presença humana de Jesus, não reconhecido, até ao fim dos tempos (Museu Nacional de Grão Vasco).

 

Entre Deus e os Homens – A arte na Igreja de Viseu: Catedral de Santa Maria, Igreja-Mãe | IMAGENS |

Entre Deus e os Homens - A arte na Igreja de Viseu: Catedral de Santa Maria, Igreja-Mãe

A Igreja-Mãe de todas as igrejas da diocese, que este ano assinala os 500 anos da sua dedicação, constitui um repositório de vários estilos artísticos, testemunhos de uma Igreja viva que ao longo dos séculos capitalizou a arte para celebrar e anunciar Cristo.

 

Entre Deus e os Homens – A arte na Igreja de Viseu: O Verbo e a vida eterna | IMAGENS |

Entre Deus e os Homens - A arte na Igreja de Viseu: O Verbo e a vida eterna

Depois da Ressurreição a perenidade da presença de Cristo Vivo manifesta-se na Palavra, nos vários sacramentos, na Eucaristia, em todos os lugares e em cada irmão. A estrutura retabular e um frontal de altar introduzem-nos no espaço da celebração, onde vários objetos, pela sua função e simbolismo, assumem especial relevância no património das igrejas.

 

Entre Deus e os Homens – A arte na Igreja de Viseu: Maria a Mãe; construtores da Igreja | IMAGENS |

Entre Deus e os Homens - A arte na Igreja de Viseu: Maria a Mãe; construtores da Igreja

Dispõem-se vários eleitos no universo das devoções das comunidades da diocese. Homens e mulheres que deixaram entrar e viver Deus nos seus corações, que se sentiram amados por Ele e com fé e confiança o levaram às periferias. Através da sua ação saíram de si mesmos, anunciaram e testemunharam, enfrentaram as adversidades e colocaram em prática o amor ao próximo.

 

Entre Deus e os Homens – A arte na Igreja de Viseu: Comunidade que vive e reza | IMAGENS |

Entre Deus e os Homens - A arte na Igreja de Viseu: Comunidade que vive e reza

As comunidades manifestam o amor de formas diversas, que contemplam a ação na comunidade segundo os valores propostos por Cristo, mas também as devoções particulares, a organização em irmandades, a participação em procissões, a oração individual ou coletiva, a presença na Eucaristia, a realização de promessas, a partilha de bens em nome da conversão ao amor-caridade.

 

José Tolentino Mendonça: Itália reconhece de novo o poeta lusitano e “pasoliniano”

José Tolentino Mendonça: Itália reconhece de novo o poeta lusitano e

A Bíblia e o grande poeta da sua terra – as primeiras duas referências literárias que iniciam uma longa série de citações, declaradas ou escondidas, constelam toda a obra “tolentiniana”, até às mais recentes publicações. Em epígrafe, no título, no corpo das obras literárias, são inúmeras as “homenagens” intelectuais e afetivas de um poeta cuja cultura literária é imensa.

 

Concertos, fotografia, ateliês e lançamento editorial assinalam 300 anos do órgão da sé de Faro | VÍDEOS |

Concertos, fotografia, ateliês e lançamento editorial assinalam 300 anos do órgão da sé de Faro

No âmbito das atividades paralelas está prevista uma exposição fotográfica sobre o órgão, que decorre na catedral de 5 a 30 de novembro. No dia 7 realiza-se, igualmente na sé, um ateliê de afinação com o organeiro Dinarte Machado, das 12h00 às 13h00, e no mesmo dia, às 21h45, é lançada uma brochura alusiva ao tricentenário. Conheça também o programa dos concertos.

 

Música: “Super Dixit Joseph”, de Orlando di Lasso | ÁUDIO |

Música: “Super Dixit Joseph”, de Orlando di Lasso

Homem cosmopolita e de ampla mentalidade, Orlando di Lasso encarna o espírito do artista livre e sem pátria no sentido mais moderno dos termos, que supera barreiras musicais e confins geopolíticos em virtude de uma atividade criativa de alcance supranacional e de uma genial quanto pessoal síntese estilística.


Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura | Secretariado Nacional dos Bens Culturais | Secretariado Nacional das Comunicações Sociais
Anúncios