13.10.2015

Da tolerância ao respeito

Da tolerância ao respeito

É certo que deve haver sempre uma fronteira a observar, definida pelas leis do Estado e de uma moral de base partilhada pela generalidade das pessoas. Dentro deste perímetro é positivo passar do mero suportar ao esforço de compreender, ao diálogo paciente com o outro, à longanimidade no julgar, precisamente ao respeito.

 

James MacMillan compõe obra para concerto de encerramento do centenário das aparições de Fátima | ÁUDIO + VÍDEO |

James MacMillan compõe obra para concerto de encerramento do centenário das aparições de Fátima

Após concluir a obra em que está atualmente envolvido, “Stabat Mater”, James MacMillan, dedicar-se-á à peça para a conclusão da evocação do centenário, «para a qual tem vindo a pesquisar há largos meses, inclusive, participando na peregrinação a Fátima por ocasião das celebrações de maio, na Cova da Iria», revela o Santuário.

 

Exposição bibliográfica acompanha temática da Jornada “Arquitetura para uma Igreja pobre e servidora” | IMAGENS |

Exposição bibliográfica acompanha temática da Jornada

Entre as obras abrangidas na mostra incluem-se a igreja do Seminário Dominicano do Olival (Aldeia Nova, Ourém, arq. Diogo Lino Pimentel, 1965), o oratório de Nossa Senhora de Lourdes (Navarons de Spilimbergo, Itália, arq. Glauco Gresleri, 1968), a abadia de São Bento (Vaals, Holanda, arq. Van der Laan, 1986), a capela-salão de São Miguel (Marinhais, Salvaterra de Magos, arqs. Germano Venade e Pedro Vieira de Almeida, 1975), a igreja de Neuville, Bélgica (arq. Jean Cosse, 1971) e o Centro Dominicano (Munique, Alemanha, arq. Andreas Meck, 2008).

 

Diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura é jurado do Prémio LeYa

Diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura é jurado do Prémio LeYa

Além do professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, o júri, presidido pelo poeta Manuel Alegre, integra os escritores Nuno Júdice, Pepetela e José Castello, bem como Lourenço do Rosário, reitor do Instituto Superior Politécnico e Universitário de Maputo, e Rita Chaves, professora da Universidade de São Paulo.


Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura | Secretariado Nacional dos Bens Culturais | Secretariado Nacional das Comunicações Sociais
Anúncios