É novo » 19.6.2015

“Louvado sejas”: Encíclica do papa Francisco propõe «novo estilo de vida»
«A proposta dum novo estilo de vida» é um dos propósitos da segunda encíclica do papa Francisco, “Laudato si’ [Louvado sejas] – Sobre o cuidado da casa comum”, que é apresentada hoje no Vaticano. No último número da introdução, o papa identifica os restantes eixos que atravessam o documento, começando pela «relação íntima entre os pobres e a fragilidade do planeta, a convicção de que tudo está estreitamente interligado no mundo» e «a crítica do novo paradigma e das formas de poder que derivam da tecnologia».

Papa apela a «revolução cultural» e alerta para o desaparecimento de culturas
A par do património natural, encontra-se igualmente ameaçado um património histórico, artístico e cultural. Faz parte da identidade comum de um lugar, servindo de base para construir uma cidade habitável. Não se trata de destruir e criar novas cidades hipoteticamente mais ecológicas, onde nem sempre resulta desejável viver. É preciso integrar a história, a cultura e a arquitetura dum lugar, salvaguardando a sua identidade original. Por isso, a ecologia envolve também o cuidado das riquezas culturais da humanidade, no seu sentido mais amplo.

“Laudato si'”: Os grandes temas da “encíclica verde” do papa Francisco
O papa pede uma «conversão ecológica» que reconheça o mundo «como dom recebido do amor do Pai». A espiritualidade cristã «encoraja um «estilo de vida profético e contemplativo, capaz de gerar profunda alegria sem estar obcecado pelo consumo». E «propõe um crescimento na sobriedade e uma capacidade de se alegrar com pouco». A ecologia integral requer uma «atitude do coração, que vive tudo com serena atenção, que sabe manter-se plenamente presente diante duma pessoa sem estar a pensar no que virá depois».

Deus não me livra da travessia mas acompanha-me na noite: Meditação sobre o Evangelho de Domingo
Toda a nossa existência pode ser descrita como uma travessia perigosa, uma passagem para a outra margem, da vida adulta, responsável, boa. Uma travessia é iniciar um matrimónio; uma travessia é o futuro que se abre diante da criança; uma travessia tormentosa é tentar recompor feridas, reencontrar pessoas, vencer medos, acolher pobres e estrangeiros. Há tanto medo ao longo da travessia, ainda que legítimo. Mas as barcas não foram construídas para ficar ancoradas na segurança dos portos.

Obra-prima de Verdi encerra Festival Terras sem Sombra
O “Requiem” do compositor Giuseppe Verdi (1813-1901) é a obra de encerramento da 11.ª edição do festival de música sacra “Terras sem Sombra”, que a diocese de Beja tem vindo a apresentar desde março. «Esta obra protagonizou, de forma emblemática, um dos maiores dramas contemporâneos em 1943-44, quando os prisioneiros judeus do campo de concentração nazi de Theresienztadt a interpretaram no cativeiro (…) dando «corpo e voz ideais a uma espantosa afirmação de dignidade humana e de grandeza espiritual por entre as trevas da barbárie.»

Papa Francisco visitou Pontifício Conselho da Cultura
O papa visitou hoje as instalações do Pontifício Conselho da Cultura, situadas no número 5 da Via della Conciliazione, próximo da Praça de S. Pedro, Vaticano, à mesma hora em que era apresentada aos jornalistas a sua mais recente encíclica. O cardeal italiano Gianfranco Ravasi, presidente do organismo, acolheu o papa e apresentou-lhe todos os colaboradores, incluindo o bispo português Carlos Azevedo, explicando o serviço que desempenham.

Música: “O eco do silêncio”
Neste CD, a irmã Rabiaa entoa  – em dueto com o irmão, padre Jean, em alguns trechos – os fascinantes cantos greco-bizantinos que acompanham a Liturgia das Horas e as celebrações dos ritos em honra de Jesus, da Virgem Maria, dos santos e das principais festas do ano. Em “O eco do silêncio – Cantos cristãos do Líbano”, Rabiaa Moutran, que gravou três álbuns de liturgia bizantina, esparge uma música que se escuta no silêncio, mas na qual  ressoa uma fragorosa mensagem de paz, verdade e justiça.

Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura | Secretariado Nacional dos Bens Culturais | Secretariado Nacional das Comunicações Sociais

Anúncios