É novo » 11.6.2015

Assim nasceu Portugal: Entre Igreja e monarquia, conflito e convergência
A emergência do reino português ocorreu no contexto de uma Península Ibérica em construção. Construção ditada pela expansão da Reconquista para sul, mas também pela rivalidade latente entre os diferentes pólos de poder que, gradualmente, se consolidavam: Leão, Castela, Aragão e Navarra. Neste contexto, a ligação à Santa Sé por parte do reino português revestiu-se de uma particular importância.

Átrio dos Gentios marca Dia da Santa Sé na Exposição Universal de Milão | VÍDEO |
O rosto da natureza nem sempre se mostra benigno, e na sua longuíssima história a humanidade teve de defender-se de calamidades e de verdadeiras e próprias catástrofes de origem natural. Todavia, a pior calamidade que hoje nos aflige – a insuficiência do alimento e da água para manter vivos todos os habitantes do planeta – não se deve ao rosto “maligno” da Terra.

Fora da caravana | IMAGEM + ÁUDIO |
A modernidade criou-nos as grandes cidades industriais com movimentos de massas como autênticas caravanas. E nós seguimos a caravana sem pensar duas vezes. São as oportunidades que não se podem perder, as aparências que temos de manter, a velocidade de cruzeiro que devemos conseguir acompanhar. Jesus quebra a lógica, o sentido das massas, não segue na caravana, mas prende-se no que é importante.

Padre Lino Maia recebe Prémio Fé e Liberdade
Em 2012 foi reeleito presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), a principal organização representativa das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) em Portugal. A distinção homenageia personalidades que, de acordo com o Instituto de Estudos Políticos, dão testemunho, na sociedade portuguesa e em diferentes áreas de intervenção, de fé e liberdade.

“Laudato si'” é o título da nova encíclica do papa Francisco
“Laudato si’ [Louvado sejas], sobre o cuidado da casa comum” é o título da próxima encíclica do papa Francisco, sobre questões ambientais, que vai ser apresentada a 18 de junho, no Vaticano, revela hoje o serviço informativo da Santa Sé. O texto da encíclica, que aborda a questão da desigualdade de acesso e distribuição dos recursos e da sobrexploração da natureza, estará à disposição em italiano, francês, inglês, alemão, espanhol e português.

Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura | Secretariado Nacional dos Bens Culturais | Secretariado Nacional das Comunicações Sociais

Anúncios