É novo » 25.4.2015

A Revolução de Abril: um sobressalto religioso?
A esta distância, alguns ficarão um pouco surpresos com a designação e com os objetivos de um dos primeiros estudos sociográficos sobre os valores e comportamentos religiosos dos portugueses, realizado em 1973: «Estudo sobre Liberdade e Religião», (promovido pelo Instituto Português de Opinião Pública e de Estudos de Mercado e coordenado por Luís de França). Este inquérito deixou-nos um retrato (certamente parcial) da sociedade portuguesa, num momento muito próximo dos acontecimentos de 1974.

A palavra da Igreja para as primeiras eleições livres em Portugal após o 25 de Abril
Os bispos manifestavam a convicção de que «o bom senso da generalidade do povo português» conduziria à escolha, de «entre todos os partidos que prometem uma sociedade mais justa, livre e feliz, os que dão maiores garantias de seriedade, competência e sintonia com a maneira de ser dos portugueses, recusando, pelo contrário, aqueles que apontam para as vias do ódio e da violência ou da aventura utópica».

Agenda para hoje

Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura | Secretariado Nacional dos Bens Culturais | Secretariado Nacional das Comunicações Sociais

Anúncios