É novo » 10.4.2015

Tempo Pascal: Celebração das “entranhas” de Deus
O olhar de Deus dirige-se ao ser humano como aquele que ele criou e com o impulso com que as entranhas orientam em direção ao seu fruto. Esta dimensão de Deus Pai não anula, de maneira nenhuma todas as outras dimensões, com as quais estamos habituados a pensá-lo. Pelo contrário, a justiça, a santidade e a majestade são outra forma de se manifestar o mesmo amor do Pai. A misericórdia de Deus, ou seja este amor das entranhas, é, no entanto, o seu principal traço característico, aquele a partir do qual todos os outros podem melhor ser compreendidos; aquele no qual irrompe já o escatológico, o último e o definitivo, podendo, por isso ser o fundamento de toda a esperança.

S. Teresa de Ávila, amizade e oração
A oração de Teresa de Jesus não brotou do laboratório da intelectual mas do oratório da crente que buscava e invocava Deus. Como a amizade, põe o amor a circular, numa forte corrente afetiva, que contagia a vida. Como a amizade é um estilo de vida, também a oração de Teresa o é. Não é um exercício ocasional, como não se é amigo de vez em quando. É vida e não só um certo tempo ao lado da vida. É no afazer e no acontecer de cada dia que se tece a história de amizade com Deus. A oração é vida diante de Deus.

Colóquio “Desporto, Ética e Transcendência” junta teologia, literatura e espiritualidade ao mundo desportivo
José Couceiro, treinador de futebol, Gonçalo M. Tavares, escritor, Ribeiro Cristóvão, jornalista, e Leila Marques, ex-atleta paralímpica de natação, são alguns dos intervenientes no colóquio internacional “Desporto, Ética e Transcendência”, que decorre a 20 de maio, em Lisboa. O alto rendimento tornou-se «metáfora da superação de si e lugar de sacralização de quase ilimitados recursos tecnocientíficos», enquanto que «no quotidiano dos cidadãos a nova moral passa pela ascese desportiva, em ordem ao bem-estar», pelo que o desporto constitui «um dos mais importantes laboratórios» da contemporaneidade.

Agenda para hoje

Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura | Secretariado Nacional dos Bens Culturais | Secretariado Nacional das Comunicações Sociais

Anúncios