É novo » 12.3.2015

O que há de humano no tempo pós-humano que se está a forjar?
O que poderá quebrar o ritmo desta descontrolada e politicamente desgovernada corrida atrás do poder, do lucro, do controlo cibernético sobre os seres humanos, ao mesmo tempo em que estes ainda se encontram (mais ou menos ingenuamente) maravilhados com as conquistas que ele lhes oferece, por via das mesmas empresas, consumindo Internet, comunicações instantâneas, redes sociais? Quem cuida do “destino universal dos bens” da Terra? Quem é que os homens e as mulheres colocam a defender os seres humanos, tal como são?

Novas igrejas de todos os tempos: A luz de Cristo e a pedra do fogo | IMAGENS |
Pela colocação diante da igreja da “pedra do fogo”, destinada especificamente ao acender do lume pascal, este gesto que nos chama das trevas para a luz ganha o seu lugar próprio, tão pequeno quanto simples, mas ainda assim grande sinal e testemunho da luz de Cristo. Este novo lugar litúrgico ganha assim espaço no seu tempo próprio, mas também no restante – comum ou não. E ao permanecer, tal como a pia baptismal que nos recorda o nosso próprio Batismo, a “pedra de fogo” torna presente a noite das noites que ilumina os nossos dias.

Leitura: “Imitação de Cristo”
«Custa deixar os hábitos, mas custa mais ainda ir contra a própria vontade. E, se não vences as coisas pequenas e fáceis, como vencerás as mais difíceis? Resiste desde o princípio à tua inclinação e abandona os maus hábitos, para que lentamente te não conduzam a maiores dificuldades. Oh, soubesses tu quanta paz para ti e alegria para os outros a tua vida santa causaria, e julgo que terias mais ardor no teu progresso espiritual!» Leia excertos da obra.

Para ler e meditar a “Imitação de Cristo” seis séculos depois
Na Europa, as pessoas habituaram-se gradualmente a falar a sós com os livros; e habituaram-se a ver essa atividade solitária como uma aprendizagem que afetava outros hábitos que tivessem. «O hábito», como disse Tomás, «vence-se pelo hábito»; esse é, para ele, o princípio fundamental da imitação. Devemos a Tomás a ideia de que a possibilidade da leitura generalizada, mais que um modo de instrução, e mais que um modo de acesso direto à verdade da letra, é uma atividade que, na maneira como se desenrola, retrata a possibilidade de uma imitação de Cristo: em silêncio, em paz, e sem esperar respostas.

Consignação de 0,5% do IRS: Não sai do bolso e ajuda a ajudar
Em 2014 cerca de 412 mil pessoas dedicaram 12,7 milhões de euros a 2.255 instituições de solidariedade social através do IRS, mantendo-se a tendência anual de crescimento nas verbas e no número de organismos que as podem receber, revela o “Diário de Notícias”. Entre as instituições, muitas pertencem à Igreja católica, desenvolvendo a sua ação no apoio às pessoas mais carenciadas ou em projetos de desenvolvimento em Portugal e no estrangeiro, não olhando às crenças religiosas dos beneficiados. Para estes organismos o donativo é um apoio precioso que ajuda a ajudar.

Agenda para hoje

Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura | Secretariado Nacional dos Bens Culturais | Secretariado Nacional das Comunicações Sociais

Anúncios