É novo » 4.3.2015

O lugar de Deus na arte contemporânea (1)
Se o “vento”sopra onde quer, não faz sentido perguntar se há um lugar para ele: o vento não espera um lugar, ele abre lugares. A forma de sentirmos, escutarmos ou vermos o “vento”é que poderá ser mais ou menos atenta. Ele surpreende-nos nos sítios mais inesperados. Nas margens e nos baldios afastados dos preconceitos bem arrumados e seguros. Subvertendo as certezas dos lugares espectáveis ou pretensamente dignos para a revelação, com a potencialidade destrutiva de convenções que o cristianismo implica. Esta é mesmo uma provocação que alguns artistas, de forma consciente ou não, parecem fazer: até onde nos pode levar a radicalidade do cristianismo?

Nenhum libertador se faz rei
Na morte de Moisés encontramos uma maravilhosa lição sobre a condição humana. Não existe terra prometida que possa ser alcançada: a vida é caminho, peregrinação, êxodo. Chegará o momento – quase sempre antes da última volta do carrocel – no qual nos damos conta de que as promessas da vida não se realizaram. Mesmo quando a vida foi estupenda, mesmo quando vimos Deus “face a face”, os silvados a arder, o maná descer do céu, a nuvem poisar sobre a nossa tenda, sentimos que a promessa era outra, a que está além do Jordão.

Átrio dos Gentios debate “A praça e o templo”: Quando os fiéis do templo pedem que a sua voz ressoe na praça
«A praça está cada vez mais ocupada pelos mercadores e por aqueles que pedem justiça para as suas vítimas. Os fiéis do templo também pedem que a sua voz ressoe na praça, que, numa sociedade livre, é património de todos», sublinha o texto de apresentação do encontro. No contexto da convicção do «ocaso de uma ideia de seculariação que previa que os tempos se esvaziariam progressivamente», os intervenientes debaterão as modalidades de «convivência» das vozes da “praça”, bem como «os limites» que se colocam ao direito de manifestação da opinião e as relações que se tecem com o poder.

Agenda para hoje

Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura | Secretariado Nacional dos Bens Culturais | Secretariado Nacional das Comunicações Sociais

Anúncios