É novo » 26.2.2015

Novas igrejas de todos os tempos: Quaresma, crucifixo em espelhos | IMAGENS |
Nesta Cruz à escala humana, podemo-nos rever, nós próprios, e todos os que nos rodeiam na assembleia. Na inauguração (13.10.1968), D. Manuel de Almeida Trindade, bispo de Aveiro, afirmou: «Num Cristo feito de espelhos, mesmo sem querer, sentimo-nos projetados; o reflexo da nossa imagem na superfície do corpo de Cristo é convite a uma reflexão de ordem superior».

Festival de cinema “Flumenfest” é iniciativa «extremamente corajosa» da Igreja
Inês Gil sublinhou que a arquidiocese «está a tentar promover, de forma extremamente aberta, o diálogo entre crentes e não crentes, mostrando que, através da cultura, em particular do cinema, que é uma arte humanista – quando quer -, pretende transformar-se e transformar a imagem associada à Igreja, de uma entidade fechada sobre si».

Colóquio analisa formação nos seminários no contexto da cultura contemporânea
“Discernir & formar na polifonia das ciências humanas e da espiritualidade” é a designação de um colóquio que visa analisar, sob a perspetiva da cultura contemporânea, a formação nas instituições que preparam os futuros diáconos e padres. O simpósio refletirá também «sobre a particular incidência das ciências humanas e da espiritualidade na construção de um percurso de discernimento».

Escola das Artes propõe novas formações avançadas
“O mundo artístico contemporâneo: contextos de identificação e reconhecimento” é uma das novas formações avançadas propostas pela Escola das Artes da Universidade Católica. Por seu lado, o curso de Introdução à fotografia «tem por objetivo introduzir os participantes na utilização das ferramentas, conceptuais e operativas, essenciais a uma práxis da Cinematografia, em contexto profissional».

Agenda para hoje

Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura | Secretariado Nacional dos Bens Culturais | Secretariado Nacional das Comunicações Sociais

Anúncios