É novo » 17.2.2015

A Bíblia, uma história de família: A gravidez
Todas as culturas, grandes e modestas, celebraram sempre com respeito e amor a gestação. Leiam-se, por exemplo, as extraordinárias estrofes do Salmo 139 que cantam a misteriosa ação de Deus: «Tu modelaste as entranhas do meu ser/ e formaste-me no seio de minha mãe./ Dou-te graças por tão espantosas maravilhas; admiráveis são as tuas obras./ Quando os meus ossos estavam a ser formados,/ e eu, em segredo, me desenvolvia,/ tecido nas profundezas da terra,/ nada disso te era oculto./ Os teus olhos viram-me em embrião./ Tudo isso estava escrito no teu livro./ Todos os meus dias estavam modelados,/ ainda antes que um só deles existisse» (13-16). As imagens são as do tecelão e do oleiro.

Documentário sobre Santuário de S. Bento da Porta Aberta assinala quatro séculos de história e passagem a basílica | VÍDEO |
Os quatro séculos da fundação do santuário de S. Bento da Porta Aberta, localizado em Rio Caldo, concelho de Terras de Bouro, e a sua elevação à categoria de basílica, estão na origem de um documentário a estrear esta quinta-feira, em Braga.

Pierre Soulages e a luz refletida  | VÍDEO |
Soulages considera que a pintura abstrata dá expressão e liberdade às proporções, cores, espaço e ritmos. Na sua pintura coexistem questões que controla e fatores que desconhece. Alternam-se períodos de maturação lenta com períodos de revelação instantânea. As suas pinturas são como que músicas sem palavras cantadas. O aleatório e o acidental não interessam a Soulages, na medida em que o importante é o esforço da procura – e procura implica uma abertura ao desconhecido, ao inesperado e ao desconcertante.

Grande é o mistério do amor
Defendam a comunhão como caminho de fecundidade, sem esmagarem ou desprezarem os carismas e as diferenças; façam desses carismas instrumento e tesouro para o casal crescer como família, onde cada qual tem a sua voz e a sua insubstituível riqueza. Não é possível o casal sustentar-se se renunciar a viver em cheio e a amadurecer, isto é, sem a exigência adulta de se darem.

Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura | Secretariado Nacional dos Bens Culturais | Secretariado Nacional das Comunicações Sociais

