É novo » 14.2.2015

D. Manuel Clemente: Pensamento, arte, cultura
É urgente evangelizar! Urgente evangelizar o meio envolvente, que tanto ganhará no reencontro com o Evangelho de Cristo! Urgente evangelizar a cultura e evangelizar na cultura, para que os diversos setores e ambientes se refresquem na água viva do Espírito! Urgente incentivar o testemunho laical, da família à escola, da escola à profissão, da prisão ao hospital, ao tempo livre até, para que realmente liberte.

«Quero: fica curado!»: Meditação sobre o Evangelho de domingo
O que está escrito aqui não é uma fábula, sucede realmente, sucede assim. Pessoas repletas de Deus conseguem hoje fazer as mesmas coisas de Jesus. Repletas de Deus fazem milagres. Vão às leprosarias do nosso tempo: sem-teto, toxicodependentes, prostitutas, tocam-os, um gesto de afeto, um sorriso, e muitos, milhares e milhares, são literalmente curados dos seus males, tornando-se, por sua vez, curadores.

O sabor dos beijos
O “Cântico” é, antes de mais, uma linguagem. A dos beijos, a do corpo. A sua semântica, essa, encontra sementes e sabores numa outra linguagem, sempre típica do “Cântico”: a do coração, ou melhor, a do fundo da alma e do espírito. Mesmo que apresente o corpo como lugar da incarnação amorosa e, por isso, berço e guardião da vida, o “Cântico” é um complexo de estilizações. O encontro amoroso não deixa de ser uma espera, primavera de promessas, rito preparatório, tensão, impulso.

S. Valentim: amor, evangelização e solidariedade
O interesse pelo Dia dos Namorados foi assumido por parte dos católicos como oportunidade de evangelização e anúncio da Palavra de Deus sobre o amor humano. Daqui partiu a ideia das “Cartas do amor da parte de Deus”, distribuídas não só nas paróquias, mas sobretudo no exterior, em vários pontos da cidade. Paragens de autocarro e elétrico, estações do metro, praças e centros comerciais são espaços em que grupos de voluntários, com muitos jovens, distribuem folhetos com uma frase bíblica sobre o amor do casal querido e abençoado por Deus.

Agenda para hoje

Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura | Secretariado Nacional dos Bens Culturais | Secretariado Nacional das Comunicações Sociais

Anúncios