É novo » 5.2.2015

O Papa telefonou a Jesus… e foi notícia!
Jesus não disse para fazermos aos outros como se estivéssemos a fazer a Ele. Disse muito mais, que ao fazermos aos outros é a Ele próprio que fazemos. É este o mistério mais profundo do cristianismo. Deus está no outro e se quero fazer bem a Deus é ao outro a quem eu tenho que fazer o bem. Aos olhos do mundo descrente e ateu Francisco telefonou a Stella, mas aos nossos olhos, crentes a caminho de Cafarnaúm, Francisco telefonou ao próprio Jesus.

A lealdade abre até o céu
Não se pode imaginar a vastidão do alcance de um ato de lealdade verdadeira, que poderá acontecer quando nos “campos” onde trabalhamos somos capazes de não obedecer a ordens erradas de faraós e nos mantemos fieis à verdade e à dignidade de quem connosco trabalha. Por vezes esta fidelidade pode escancarar o teto do escritório ou da nave industrial onde trabalhamos; pode fazer de novo despontar no céu o arco-íris de Noé.

«Sou feliz por ser teu pai»: Papa enaltece paternidade
A primeira necessidade, portanto, é precisamente esta: que o pai esteja presente na família. Que esteja próximo da mãe, para partilhar tudo, alegrias e dores, cansaços e esperanças. E que esteja próximo dos filhos no seu crescimento: quando brincam e quando se comprometem, quando estão despreocupados e quando estão angustiados, quando se exprimem e quando estão taciturnos, quando ousam e quando têm medo, quando dão um passo errado e quando reencontram o caminho.

Música: “Salve Regina” | ÁUDIO |
As obras de Pierre de La Rue (c. 1452-1518), nascido possivelmente em Tournai, na atual Bélgica, são um prodígio de polifonia e contraponto. Enquanto que nas outras obras similares de Pierre De la Rue o cantochão alterna com a polifonia, neste caso alteram-se as vozes em grupos de duas, especialmente no princípio. A peça que apresentamos é o motete “Salve Regina”, a quatro vozes, um dos seis criados pelo autor.

Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura | Secretariado Nacional dos Bens Culturais | Secretariado Nacional das Comunicações Sociais

Anúncios