É novo » 25.1.2015

É «urgente» conhecer legado do cristianismo porque «sede aguda do novo» conduz ao «menosprezo das heranças culturais»
Maria de Lurdes Correia Fernandes, membro do Comité Científico de Ciências Históricas, afirmou este sábado que é «especialmente urgente» tornar «mais visível e compreensível» o «vasto e rico legado da cultura europeia e, dentro desta, da cristã», num tempo em que «as pessoas desprezam tudo quanto ignoram».

«O antídoto mais eficaz» contra a violência é a «educação para a descoberta e aceitação da diferença»
Em discurso ao Pontifício Instituto de Estudos Árabes e Islamismo, o papa Francisco afirmou que «a cultura e a educação não são de modo nenhum secundários num verdadeiro processo de aproximação ao outro que respeite, em cada pessoa, a sua vida, a sua integridade física» e a sua «dignidade», a par da sua «identidade étnica e cultural, as suas ideias e as suas escolhas políticas».

O Evangelho da vocação cristã
Estamos talvez a viver o nosso dia a dia dedicados ao nosso trabalho, às nossas ocupações quotidianas, quaisquer que sejam, para ganhar o nosso sustento; ou estamos num momento de pausa; ou estamos a falar com outros… Não há uma hora pré-estabelecida. De repente, no nosso coração, sem que os outros se apercebam, acende-se uma chama.

Agenda para hoje

Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura | Secretariado Nacional dos Bens Culturais | Secretariado Nacional das Comunicações Sociais

Anúncios