É novo » 21.1.2015

Novas igrejas de todos os tempos: Apresentação
O Grupo de Arquitetura do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura inicia hoje a publicação nesta página da secção intitulada “Novas igrejas de todos os tempos”. A designação visa «lembrar que as igrejas sempre foram novas em cada época, pois estavam atentas ao espírito, cultura e mentalidades de cada tempo».

Novas igrejas de todos os tempos: Adros | IMAGENS |
Ao longo da história, o adro da igreja tem sido lugar de encontro informal, antes ou depois da participação nos atos litúrgicos. Espaço privilegiado de desenvolvimento humano e comunitário, compreende-se a sua existência como fundamental para a prossecução das dinâmicas de sedimentação social e eclesial.

Questões de fé para quem crê e não crê: O fundamentalismo
Ao limitar as passagens bíblicas à “letra”, ao rejeitar toda a interpretação correta e toda a análise histórico-crítica, corre-se o risco não apenas de impedir a comunicação que a Bíblia, com a sua linguagem, quer estabelecer, mas também, e paradoxalmente, de chegar a teses opostas.

Pobreza, paternidade responsável, liberdade de expressão: Papa Francisco no regresso da viagem ao Sri Lanka e Filipinas
Os povos não devem perder a liberdade. O povo tem a sua cultura, a sua história; cada povo tem a sua cultura. Mas quando surgem condições impostas pelos impérios colonizadores, procuram que os povos percam a sua identidade e tornar tudo igual. É importante globalizar, não como a esfera, mas como o poliedro, isto é, que cada povo, cada parte, conserve a sua identidade.

Família, corrupção, lágrimas, Óscar Romero, dalai lama, China, América: Papa no regresso do Sri Lanka e Filipinas (2)
«No momento da missa, senti-me como que aniquilado, quase não me vinha a voz. Não sei o que me aconteceu, talvez fosse a emoção, não sei», afirmou, acrescentando: «Ali estava o povo de Deus, e o Senhor estava lá. É a alegria da presença de Deus, que nos diz: pensai bem que sois servidores deles. Eles são os protagonistas».

O Evangelho das imagens | IMAGEM |
Entristeceu-se com a dureza dos seus corações.

Agenda para hoje

Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura | Secretariado Nacional dos Bens Culturais | Secretariado Nacional das Comunicações Sociais

Anúncios