É novo » 15.1.2015

Papa Francisco canonizou José Vaz, o santo de Goa que se vestia como mendigo e abraçava as periferias
O carácter intrépido de S. José constitui «um exemplo de zelo missionário»: deixou «para trás a sua casa, a sua família, o conforto dos lugares que lhe eram familiares» para apoiar a comunidade católica local, mas dedicou a sua vida a «todos», falando «de Cristo onde quer que se encontrasse».

Universidade Católica não pode ficar de fora das «dificuldades» e «angústias» da sociedade
«Os nossos horizontes alargam-se na audácia de olhar a realidade nos olhos, de aprender a amá-lo e de insuflar nela esperança, ciência, inovação, ambição, competência e futuro», metas que a Universidade não conseguirá concretizar sozinha. A reitora acentua que a UCP precisa «do interesse e da ajuda de todos, de maneira muito particular da Igreja portuguesa e das suas comunidades cristãs», a quem pede maior união.

Revista “Communio” dedica novo número à saúde e questões sociais
«”Paz, pão, saúde, habitação”. Vem já de longe este canto. Corresponde a um sonho. Teremos desistido dele?»: É com este pressuposto que se inicia o texto de apresentação do número mais recente da “Communio”. Conheça os resumos dos artigos desta revista, que começa com o texto “As desigualdades sociais fazem mal à saúde”.

Padre Tolentino Mendonça padrinho de doutoramento “honoris causa” do cardeal Gianfranco Ravasi
A Universidade Católica Portuguesa (UCP) vai atribuir o doutoramento “honoris causa” ao presidente do Pontifício Conselho da Cultura, o cardeal italiano Gianfranco Ravasi, biblista, em cerimónia que tem o padre José Tolentino Mendonça, vice-reitor da instituição e igualmente especialista na Sagrada Escritura, como padrinho de doutoramento.

E se desaparecermos?
É inevitável fazer um cálculo elementar, acompanhado da pergunta correspondente: se em 50 anos somos cinco mil a menos, e se se mantém a mesma tendência num futuro próximo, como gerir esta diminuição alarmante, pelo menos nos países do Norte? Continuaremos a existir daqui a 50 anos?

A Bíblia, uma história de família: A nudez do pai
A relação intergeracional é um tema vivo nas culturas de todos os tempos. Pensemos nos muitos conselhos do livro dos Provérbios, onde entra em cena o pai-mestre na relação com o filho-discípulo. É um argumento que está também na origem de êxitos literários modernos, como, por exemplo, o romance “Pais e filhos” (1862), do escritor russo Ivan S. Turgenev, em que se representa toda a complexidade e dramatismo de uma relação que não é meramente genética, mas também social, psicológica, espiritual.

Maria, mãe de cada casa, de cada família ferida, de todos os que querem voltar à paz
Aqui, na casa de Maria todos «vêm como membros de uma única família», a ela «confiam as suas alegrias e os seus sofrimentos,  as suas esperanças e as suas necessidades.  Aqui, na sua casa, sentem-se seguros. Sabem que Deus está presente;  sentem o seu amor;  conhecem a sua terna misericórdia».

O Evangelho das imagens | IMAGEM |
Jesus, compadecido, disse-lhe: Fica limpo.

Agenda para hoje

Agenda para hoje: Católicos pedem à sociedade para dizer o que espera da Igreja

Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais
Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura | Secretariado Nacional dos Bens Culturais | Secretariado Nacional das Comunicações Sociais

 

Anúncios