É novo » 14.1.2015

Diversidade não é «ameaça» mas «fonte de enriquecimento», sublinha papa na chegada ao Sri Lanka
Quando as pessoas se ouvem humilde e francamente umas às outras, pouco a pouco vão aparecendo mais visivelmente os valores e aspirações comuns. A diversidade será vista, não já como uma ameaça, mas como uma fonte de enriquecimento. Divisa-se mais claramente a estrada para a justiça, a reconciliação e a harmonia social.

Fernando Santos, Assunção Cristas e Rosário Carneiro em debates sobre política, cultura e família
«Pretendemos que a fé dialogue com a razão, sem preconceitos e com um respeito pleno por quem pensa e vive de um modo diferente», acentua o arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, ao explicar a génese da iniciativa que convoca personalidades da política, finança, gestão, desporto, investigação científica e psicologia, entre outras áreas.

Questões de fé para quem crê e não crê: O segredo da hermenêutica
As Escrituras apresentam duas naturezas aos olhos do crente, como o Verbo exaltado por S. João no prólogo do seu Evangelho. Trata-se, por um lado, de uma palavra divina eterna; por outro, de uma palavra “incarnada” numa história, com uma linguagem humana e três línguas concretas (hebraico, aramaico, grego). A interpretação deve por isso seguir as duas vertentes.

Comunidade católica inaugura com budistas caminhada de descoberta inter-religiosa
A iniciativa da comunidade radica no facto de conviverem há vários anos – décadas, em alguns casos – no mesmo perímetro urbano cristãos, judeus, muçulmanos, budistas e outros, e todavia o desconhecimento é mútuo. «Os encontros inter-religiosos são uma proposta para aprofundarmos uma pacífica convivência com base no conhecimento, no respeito e na amizade.»

“Génesis”: Exposição fotográfica de Sebastião Salgado, «ato de amor» ao planeta, vem a Portugal | IMAGENS |
Uma carta de amor ao nosso planeta, «escrita» não com as letras do alfabeto mas com as imagens: eis as fotografias de Sebastião Salgado, reveladas num preto e branco de tons acentuados, que mostram a beleza da Terra no seu esplendor primordial.

«A bem da paz, não se deve permitir que se abuse das crenças para a causa da violência ou da guerra»
«É certo que o diálogo [inter-religioso] fará ressaltar como são diferentes as nossas crenças, tradições e práticas; mas, se formos honestos ao apresentar as nossas convicções, seremos capazes de ver mais claramente aquilo que temos em comum e abrir-se-ão novos caminhos para a mútua estima e cooperação e, seguramente, para a amizade.»

Vaticano revela emissões filatélicas para 2015
Como habitualmente, as emissões incluem temas alusivos a festas litúrgicas católicas e aniversários “redondos” de personalidades ou instituições ligadas à Igreja, a par de efemérides de âmbito civil especialmente evocadas no ano em causa.

O Evangelho das imagens | IMAGEM |
«Retirou-se para um sítio ermo e aí começou a orar.»

 

Anúncios