É novo » 13.1.2015

Curso sobre “cultura, arte e património” de ordens e congregações religiosas em Portugal
A segunda parte do curso livre de História das Ordens e Congregações Religiosas, organizado pelo Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vai ser dedicada ao tema “Cultura, arte, património”. Conheça o programa.

Faculdade de Letras organiza curso livre de literatura e religião
Do Génesis à agonia de Jesus, do misticismo a Pascal, do epicurismo a Wittgenstein, de Miguel Ângelo a Flannery O’Connor: estes são alguns dos temas e autores a desvendar no curso “Literatura e religião”, que decorre no mês de fevereiro. Composta por dez aulas, a formação visa «analisar várias obras que, de uma forma ou de outra, se relacionem com Religião».

“A astronomia no cristianismo e no islão”: Vaticano organiza colóquio para aproximar ciência e religião
«Trata-se apenas da primeira das iniciativas científicas em que o Observatório Astronómico do Vaticano está a trabalhar para celebrar 2015, que a ONU declarou Ano Internacional da Luz para recordar os cálculos sobre a relatividade de Albert Einstein, em 1915», explicou o diretor da instituição.

Se alguém te perguntasse «onde vives?», «que há de interessante na tua vida?», como responderias?
Vinde e vereis». Fazei vós mesmos a experiência. Não procureis informação de fora. Vinde viver comigo e descobrireis como vivo, de onde oriento a minha vida, a quem me dedico, porque vivo assim. Este é o passo decisivo que precisamos de dar hoje para inaugurar uma fase nova na história do cristianismo. Milhões de pessoas dizem-se cristãs mas não experimentaram um verdadeiro contacto com Jesus. Não sabem como viveu, ignoram o seu projeto. Dele não aprendem nada de especial.

Papa apela à «paz» no coração da atual «guerra mundial» e diz que «fundamentalismo religioso» rejeita Deus
Tomando o ícone do nascimento de Jesus numa manjedoura, Francisco manifestou a sua «dor» pelas «consequências dramáticas» daquela que definiu como «uma mentalidade da rejeição» e da «cultura da subjugação», que se expressa na «contínua difusão dos conflitos».

Sri Lanka e Filipinas esperam papa Francisco | IMAGENS |
O programa de Francisco no Sri Lanka inicia-se com a cerimónia de boas-vindas no aeroporto, às 9h00 de terça-feira (2h30 em Portugal), prosseguindo com um encontro com o episcopado local, a visita ao novo presidente do país e, a terminar o primeiro dia, um encontro inter-religioso.

O Evangelho das imagens | IMAGEM |
«Que vem a ser isto?»

Agenda para hoje

 

Anúncios