É novo » 6.1.2015

Como os magos, sempre à procura da verdade que nos precede
O obscuro nascimento daquele Menino em Belém, de uma família de pobres, atrai os magos, porque a incarnação do Filho de Deus era a maneira com que o próprio Deus desejava unir-se a cada ser humano e a toda a humanidade. Mais em profundidade, é uma necessidade que os conduziu até Jesus, a necessidade de conhecer o outro, de sair da auto-referencialidade religiosa, de procurar uma verdade nunca possuída, que sempre nos precede.

Mestrado em Estudos de Cultura da Universidade Católica é o terceiro melhor em “ranking” mundial
A Eduniversal, organismo sediado em Paris que desde 2007 hierarquiza formações de âmbito superior em 30 áreas do saber a nível mundial, posicionou o mestrado em Estudos de Cultura da Universidade Católica Portuguesa no terceiro lugar do seu “ranking”. A vice-reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, sublinha que o mestrado constitui «uma proposta inovadora e arrojada a nível internacional pela forma como promove uma efetiva colaboração entre a universidade e as instituições culturais».

Centro de Estudos de História Religiosa organiza ciclo de cinema sobre os «os papas do Concílio»
As projeções iniciam-se a 21 de janeiro com a projeção da primeira parte de um documentário sobre a história do concílio, designadamente o seu contexto, preparação,  aspetos mais relevantes das quatro sessões e perspetivas sobre a sua receção entre os católicos. O ciclo prossegue com três filmes feitos para televisão, que à semelhança do documentário inaugural serão exibidos em duas partes. Conheça o programa.

Arcebispo de Nápoles lamenta morte de Pino Daniele e destaca legado do cantor
O arcebispo de Nápoles, cardeal Crescenzio Sepe, manifestou hoje «choque e dor com a notícia da morte imprevista do grande e querido músico e autor napolitano Pino Daniele», revela a agência italiana Sir. «Com a partida desta Terra de Pino Daniele, Nápoles perde um filho que honrou a cidade com os seus excecionais dotes humanos e artísticos, tornando-se símbolo e embaixador apreciado em todo o lado, com as suas memoráveis canções, que muitas vezes recordei e citei nas minhas reflexões e homilias», sublinhou.

Estrelas, horóscopos e cartas astrais
Conversa de duas jovens no autocarro: «- Continuas a sair com o Miguel? – Não, acabámos porque ele era Sagitário e eu Escorpião, e por isso somos incompatíveis. Agora saio com um Peixes e vai tudo muito melhor». Não se riam, porque a questão das estrelas é muito séria. Se pensam que não, perguntem a Abraão, convidado por Deus para sair à noite: «Levanta os olhos para o céu e conta as estrelas, se fores capaz de as contar. Será assim a tua descendência» (Génesis 15, 5).

Novos cardeais nomeados pelo papa Francisco: Periferia e imprevisibilidade
É o sinal de que o papa Francisco pretende prosseguir o caminho iniciado há um ano: diminuir os purpurados da Cúria do Vaticano (descerão de 30 para 27% a 14 de fevereiro, dia em que serão criados os novos cardeais), pôr fim aos automatismos no que diz respeito às sedes ditas “cardinalícias”, cujo titular receberia o barrete, por tradição não escrita. E sobretudo dar espaço ao Sul do planeta, manifestando cada vez mais a universalidade da Igreja.

Agenda para hoje

Anúncios