É novo » 5.1.2015

Patriarca de Lisboa vai ser cardeal no próximo consistório
Em 2013, o semanário “Expresso” escolheu-o como uma das 100 personalidades mais influentes de Portugal: «D. Manuel Clemente tem perfil, talento e diplomacia de sobra para lidar com os desafios que lhe surgirem pela frente. Quase a completar 65 anos, está longe da idade da reforma. A sua voz dentro da Igreja e na sociedade é ouvida com atenção, o seu perfil de intelectual e a abertura para o diálogo valeram-lhe várias distinções muito para além dos muros da Igreja».

Nomes e rostos dos novos cardeais “eleitores” (que podem eleger o papa) | IMAGENS |
O papa Francisco anunciou este domingo os nomes dos 20 prelados que se vão tornar cardeais no próximo consistório de 14 e 15 de fevereiro, entre os quais se encontra o patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. Os nomeados são provenientes de 18 países dos cinco continentes; 15 têm menos de 80 anos, e portanto poderão eleger novo papa em caso de conclave. Cinco têm mais de 80 anos. Apresentamos o nome e os rostos de 14 dos 15 novos cardeais “eleitores”.

«Podemos e devemos “dar a volta” à realidade», aponta patriarca de Lisboa
«Podemos e devemos “dar a volta” à realidade existente – ou “convertê-la”, como cristãmente se diz», vincou o patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, na missa a que presidiu no primeiro dia do ano. Para o prelado, já há quem opere reviravoltas nos contextos em que vive e trabalha, «e muitos mais se juntariam, sendo estimulados e apoiados por quem tem obrigação e encargo de o fazer, nacional e internacionalmente, no plano político e financeiro».

D. Manuel Clemente fala sobre Sínodo de Lisboa poucos dias após ser apontado para cardeal
O patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, é um dos conferencistas que participa no ciclo de debates “Um sínodo diocesano para não ‘deixar as coisas como estão’”. O tema da iniciativa inspira-se no n.º 25 da exortação apostólica “O Evangelho da alegria”, em que o papa Francisco apela à conversão dos métodos de testemunho e transmissão da fé.

O Evangelho das imagens | IMAGEM |
«O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz.»

Agenda para hoje

Anúncios