É novo » 20.12.2014

Átrio dos Gentios nasceu há cinco anos
O Átrio dos Gentios assume-se como «um espaço de encontro e diálogo que se organiza (estrutura) sob a forma de eventos em diversas cidades do mundo e no espaço virtual da internet e das redes sociais». «O diálogo físico é organizado em lugares simbólicos para favorecer o encontro e o diálogo entre crentes e não crentes sobre vários temas, como: a ética, a legalidade, a ciência, a fé, a arte, etc.»

Leitura: “Neste Natal – Poemas e presépios” | IMAGENS |
O livro “Neste Natal”, recentemente lançado pela Difusora Bíblica, apresenta parte dos mais de 1300 presépios da Coleção “Evangelho da vida”, exposta em Fátima no Centro Bíblico dos Franciscanos Capuchinhos. As fotografias dos exemplares provenientes de cerca de 70 países são acompanhadas por poemas de Lopes Morgado, a quem a congregação confiou a missão de zelar pela coleção e criar condições para a criação de um “Museu do Presépio”.

«Queres saber o que rezo nas orações?/ troncos secos, gravetos/ cercas e barro vermelho»: Meditações para o Advento (3)
Muitas vezes encontramos na nossa vida coisas, pessoas, situações, acontecimentos que são um riacho que desconhecemos onde termina. Passam por nós e continuam a sua viagem. Com que sabedoria olharemos para esse riacho? É fazendo o seu caminho assobiando, isto é, sem pressas, sem pretensões, sem querer explicar, mas saborear o momento.

Na Igreja, o desporto joga em casa: Papa diz que ideal olímpico é convite a «alcançar as metas importantes da vida»
O ideal olímpico, “citius, altius, fortius” (“mais depressa, mais alto, com mais força”), «não é um incitamento à supremacia de uma nação sobre outra» nem «à exclusão dos mais fracos», vincou hoje o papa Francisco. A divisa dos Jogos Olímpicos, apontou, é um convite a todos, e não só aos desportistas: «Assumir o cansaço, o sacrifício, para alcançar as metas importantes da vida, aceitando os próprios limites se se deixar bloquear por eles mas procurando superá-los».

O presépio e a árvore de Natal para crentes e não crentes
«O presépio e a árvore [de Natal] tocam o coração de todos, inclusive daqueles que não acreditam, porque falam de fraternidade, de intimidade e de amizade, chamando os homens do nosso tempo a redescobrir a beleza da simplicidade, da partilha e da solidariedade.»

Cantos tradicionais da Natividade: “O Menino nas palhas” | VÍDEO |

«Esterilidade de egoísmos» e do «poder» na Igreja só acaba quando ela se abre a Deus, sublinha papa
«Hoje é um dia para rezar pela nossa mãe Igreja, pela muita esterilidade no povo de Deus. Esterilidade de egoísmos, de poder. Quando a Igreja acredita que pode tudo, que pode apropriar-se das consciências das pessoas, de percorrer o caminho dos fariseus, dos saduceus, pelo caminho da hipocrisia, então a Igreja é estéril.»

Agenda para hoje

 

Anúncios