É novo » 3.12.2014

Rezar com os salmos
Os salmos são orações, elevações a Deus cantadas pelo povo de Deus. São orações cantadas, no sentido de que não são ditas simplesmente com os lábios, mas são orações em que todo o homem se envolve na sua emotividade, na sua fantasia e na sua imaginação.

Roberto e Rosário Carneiro: «Os valores de família impuseram-se como a coisa mais sólida, fundamental e insubstituível»
«Que eles descubram, como nós descobrimos, que a felicidade está na relação com o outro. Dar, dar, dar é o lema de vida. Dar sem limites e sem esperar reciprocidade nem contabilizar perdas e ganhos.» Este é parte do retrato que Roberto e Maria do Rosário Carneiro, pais de nove filhos, esperam que os netos façam quando, daqui a alguns anos, lerem a entrevista ao jornal “Público” que o casal deu à pela jornalista Anabela Mota Ribeiro.

Escritor Ondjaki oferece “O carnaval da Kissonde” aos Leigos para o Desenvolvimento | IMAGENS |
Nascido em Luanda no ano de 1977, Ondjaki apresenta «a história de um camaleão que quer ajudar uma formiga, a Kissonde (que é um tipo de formiga vermelha de cabeça grande), a fazer uma festa de carnaval e que, como por magia, vê transformada a sua disponibilidade numa amizade mais importante que qualquer festa».

Sofrer, amar, oferecer
Gonzaguinha, que faleceu num acidente automobilístico há 23 anos, deixou-nos uma canção (“O que é, o que é?”), que é exaltação à vida: «Ah, meu Deus! Eu sei, eu sei/ que a vida devia ser/ bem melhor e será/ mas isso não impede/ que eu repita/ é bonita, é bonita/ e é bonita!»

Teologia deve ser feita «de joelhos», diz papa Francisco
«Só aqueles que têm o coração como os pequeninos, que são capazes de receber esta revelação, o coração humilde, manso, que sente necessidade de rezar, de se abrir a Deus, que se sente pobre; apenas aquele que segue adiante com a primeira bem-aventurança – os pobres de espírito» – é que pode receber a revelação de quem é Deus.

O Evangelho das imagens | IMAGENS |
«Tomou os sete pães e os peixes e, dando graças, partiu-os e foi-os entregando»

— Agenda para hoje —

Lisboa
Encerramento da edição da “Obra Completa do Padre António Vieira”
Carlos Reis, Eduardo Lourenço, Viriato Soromenho-Marques, Júlio Martín, Orquestra Académica da Universidade de Lisboa
Salão Nobre da Reitoria da Univ. de Lisboa
18h30

Coimbra
Debate: Deus na era da ciência
Anselmo Borges, Carlos Fiolhais, Javier Monserrat (Universidade Autónoma de Madrid)
Biblioteca Geral da Universidade (Sala de S. Pedro)
18h30

Almada
Cinema: Ciclo “Revelar-te”
Para saber mais: Pastoral da Cultura

Mais eventos na nossa agenda.

Anúncios