É novo » 26.11.2014

“Tão alto quanto os olhos alcançam”: Diálogo entre arte sacra e contemporânea | IMAGENS |
A mostra, comissariada por Delfim Sardo, expõe obras relevantes de pintura, escultura e paramentaria provenientes de instituições de culto, bem como de arte contemporânea, de artistas como Joseph Beuys, Michael Biberstein, José Pedro Croft e Fernando Calhau.

Leitura: “São Paulo – Apocalipse e conversão”
A figura histórica de São Paulo surge aqui apenas em esboço, sendo os traços mais a grosso aqueles que interessam à empresa do ensaísta. O momento da conversão, em que Saulo morre para nascer Paulo. Em que o sentido do seu caminho, na estrada, muda. Ele cega, mas para passar a ver.

Papa no Parlamento Europeu: Onde está a dignidade humana?
Um dos mais célebres frescos de Rafael que se encontram no Vaticano retrata a denominada “Escola de Atenas”. No centro estão Platão e Aristóteles. O primeiro com o dedo que aponta para o alto, para o mundo das ideias, podemos dizer para o céu; o segundo estende a mão para a frente, para quem olha, para a terra, a realidade concreta. Parece-me uma imagem que descreve bem a Europa e a sua história, feita do contínuo encontro entre céu e terra, onde o céu indica a abertura ao transcendente, a Deus, que desde sempre distinguiu o homem europeu, e a terra representa a sua capacidade prática e concreta de enfrentar as situações e os problemas.

Crentes e não crentes leem salmos da Bíblia na praça pública
Personalidades da cidade e da região, comunidades religiosas, padres e cidadãos singulares, italianos e estrangeiros, jovens e idosos, crentes e não crentes, passarão pela tenda propositadamente preparada para a ocasião.

O eremita e o jardineiro
Disse um ancião: «Havia um padre que vivia no deserto. Depois de haver servido Deus durante muitos anos, disse: “Senhor, dai-me a conhecer se vos soube satisfazer”. E ele então viu um anho que lhe disse: “Não estás ainda à altura do jardineiro que vive em certo lugar”. O ancião, estupefacto, disse: “Irei à cidade para visitá-lo. Quem será esse que pôde fazer obras superiores às minhas e suportou os sofrimentos que eu suportei durante tantos anos?”».

A semana do papa Francisco: De Estrasburgo à Turquia
De Estrasburgo à Turquia. O papa Francisco passará do centro das instituições europeias ao país que confina com o autoproclamado Califado dos fundamentalistas islâmicos. É uma semana que vai ao coração dos problemas da Europa e do Médio Oriente aquela que o papa argentino inicia hoje, com uma viagem de poucas horas a Estrasburgo. Uma viagem que tem um único precedente: a visita de João Paulo II às instituições europeias, a 11 de outubro de 1988.

O Evangelho das imagens | IMAGENS |
«Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas.»

— Agenda para hoje —
 
26 a 28/11>
Setúbal
Colóquio: Casas religiosas de Setúbal e Azeitão
Baluarte de Nossa Senhora da Conceição
Para saber mais: Agência Ecclesia
 
26 a 29/11
Buenos Aires, Argentina
Átrio dos Gentios
Responsabilidade social, Borges e transcendência
 
26/11
Lisboa
Apresentação de livro: “Representações artísticas do Cântico dos Cânticos em Portugal”
Autor: Mons. Arnaldo Pinto Cardoso
Apresentação: José Meco
Editora: Alêtheia
Grémio Literário (R. Ivens, 37)
18h00
Para saber mais sobre a obra: Pastoral da Cultura

Anúncios