É novo » 21.11.2014

Músico Mazgani e chefe Kiko falam sobre “Deus e os sentidos”
E há também este paradoxo com o qual temos necessariamente de contar: a verdadeira escuta pede que nos tornemos surdos. Diz Evágrio Pôntico, mestre da vida interior: “Esforça-te por conservar o teu espírito surdo no tempo de oração e só assim poderás rezar”. Que surdez é esta? É aquela que brota do abandono. Quando deixamos, deixamos, deixamos.

Cinema: Festivais organizados pela Igreja consolidam presença em Itália e Espanha
O Tertio Millennio Film Fest «é uma prova da resposta às solicitações» que o papa Francisco «não se cansa de dirigir a todos, convidando-nos a habitar a fronteira». «Através dos filmes escolhemos narrar fronteiras fechadas, como as impostas pela ditadura», «burocracia», «crise financeira» e violência, bem como as que «condenam minorias inteiras à marginalização».

Fellini, Pasolini e Bill Viola em debate na Gregoriana
A reflexão centrou-se na obra dos dois realizadores italianos «que desenvolveram a sua própria poética precisamente nas “periferias da existência”, com a disrupção de extemporâneos golpes de graça. Cada um com a própria sensibilidade, cada um com a própria humanidade sofrida».

Leitura: “Representações artísticas do Cântico dos Cânticos em Portugal”
Sem dúvida, a força poética de todas estas imagens acabou por se projetar na reprodução de todo o imaginário fantástico, que contemplamos nos painéis de azulejos como um espaço de beleza e como uma lição de vida.

Pré-publicação: “Nascemos e jamais morreremos” | VÍDEO |
Quem é Chiara? Porquê tanta atenção à sua volta? O que é que ela fez? À primeira vista, a sua é uma história dramática de uma mãe que morre de cancro, deixando sozinhos o marido e o filho. Provavelmente, uma história semelhante a tantas outras. Mas nesta há algo diferente.

Quem tem fome pede «dignidade, não esmola», frisa papa Francisco
«Enquanto se fala de novos direitos, o faminto ali está, à esquina da rua, e pede direito de cidadania, de ser considerado na sua condição, de receber uma alimentação de base saudável.» «A primeira preocupação deve ser a própria pessoa, a quantos falta o alimento diário e deixaram de pensar na vida, nas relações familiares e sociais, e lutam só pela sobrevivência.»

Papa Francisco: Deus chora quando o coração se fecha
Para Francisco, o principal temor do ser humano é confiar em Deus e deixar que a sua Palavra determine as grandes e pequenas escolhas: «Nós estamos seguros nas coisas que podemos gerir, mas a visita do Senhor, as suas surpresas, não as podemos gerir».

Papa Francisco recebeu maestro argentino Daniel Barenboim
A audiência de meia hora centrou-se também na orquestra West Eastern Divan, fundada pelo maestro e composta por jovens músicos de Israel e da Palestina, entre outras nacionalidades do Médio Oriente. «Saio muito feliz e honrado por o papa Francisco me ter recebido e escutado. Ele sabe que estou ao seu serviço para qualquer iniciativa que possa tomar perante o conflito entre a Palestina e Israel.»

O Evangelho das imagens | IMAGENS |
A minha casa é casa de oração.

— Agenda para hoje —

Lisboa
Apresentação de livro: “A alegria de viver a fé”
Autor: Card. Van Thuân
Apresentação: Waldery Hilgeman, Luísa Melo
Editora: Ajuda à Igreja que Sofre
Igreja do Sacramento (Calçada do Sacramento, 11)
17h00

Lisboa
Programa de rádio “Ensaio geral”
Ana Bacalhau, Valter Hugo Mãe, Maria João Costa
Gravação ao vivo do programa da Renascença
Livraria Ferin
18h45

Lisboa
Apresentação de livro: “Amor, silêncios e tempestades – 67 reflexões”
Autor: José Luís Nunes Martins
Apresentação: P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Editora: Paulus
Palácio da Independência (Salão Nobre) (Lg. de S. Domingos, 11)
19h00

Fafe
Música. Cânticos da manhã e da tarde
Teresa Salgueiro
Igreja Nova de São José
21h30
Entrada livre (participação livre nas despesas)