É novo » 17.11.2014

Livro do Cântico dos Cânticos: O enigma da linguagem do amor…
Neste diálogo, não há lugar para dominação ou subordinação, nem qualquer estereótipo sobre um ou o outro sexo. Este diálogo amoroso emerge como um santuário de liberdade, onde os que se amam se expressam através de metáforas vivas e figuras inéditas.

“Corrupção e pecado”, seguido de “Sobre a acusação de si mesmo”: Um livro que podia ser do papa
Ele surpreende-nos todas as manhãs com a sua reflexão pessoal, com a alma que põe nas palavras, a capacidade de síntese e clareza e o dom de dizer discursos teoricamente longos em muitas poucas palavras.. Parece que estudou numa escola de jornalismo, oratória, marketing, publicidade. Junta com a mesma naturalidade história, filosofia, teologia, moral, ascética e mística, para não falar duma abertura de alma e coração, e da proximidade que estabelece com os seus paroquianos, estejam à distância a que estiverem do seu púlpito.

Oficinas sobre oração e seguimento de Jesus
«Como orar? Como rezar num contexto onde não há tempo, falta a serenidade interior e tudo parece vertiginoso, instável e pouco credível? Ensina-se e aprende-se a orar ou não? Está sujeita a uma estrutura fixada ou pode e deve ser criativa como a vida? É preciso a Bíblia ou pode rezar-se com outras mediações?»

Exclusão social é evitável e insustentável
É inegável que a Igreja se preocupa com os pobres e está na primeira linha da ajuda direta aos pobres. Mas, enquanto faz isso, tem um défice manifesto em tudo o que se refere à denúncia dos processos de empobrecimento, das situações de injustiça que estão na génese da pobreza e na formação da consciência dos cristãos acerca dos mecanismos geradores da desigualdade e da exclusão.

O Evangelho das imagens  | IMAGENS |
«Vê. A tua fé te salvou.»

— Agenda para hoje —

Porto
Seminário de História “Espiritualidade, culto e devoções”
“Dinâmicas identitárias e rituais dos protestantes e evangélicos em Portugal: do século XIX à atualidade”
Universidade Católica (polo da Foz)
18h00
Para saber mais: Pastoral da Cultura
Anúncios