É novo » 12.11.2014

Professora universitária assume direção da Pastoral da Cultura da diocese de Angra
A docente universitária Maria Leonor Sampaio Silva, leiga, é a nova diretora do Serviço para a Pastoral da Cultura da diocese de Angra. «A nova responsável pelo Serviço Diocesano da Pastoral da Cultura há muito que integra a equipa diocesana da Cultura, tendo sido uma das principais dinamizadoras da iniciativa “A Bíblia e a Literatura nas Artes”, que decorreu no último ano pastoral», refere a página da diocese açoriana.

Pontifício Conselho da Cultura reuniu jovens, intérpretes e criadores de música rap, clássica e rock
Não esqueçamos que quando Pierluigi da Palestrina passou do gregoriano, que era uma voz só, perfeita, celeste, à polifonia que confundia as vozes entre elas, fez uma coisa então escandalosa. E é um pouco aquilo que acontece hoje: não para a liturgia, é certo, mas para a vida quotidiana da comunidade eclesial, que está imersa não só na igreja, entre os incensos, mas que está também na praça.

O desfecho do Sínodo sobre a família permanece em aberto; isso é bom ou é mau?
Penso que se percebeu (…) a importância dos testemunhos das famílias que foram convidadas a manifestar-se diretamente, e de forma inédita, na assembleia sinodal. Essa metodologia tem de ser ampliada. É inútil decidir sobre a vida das pessoas sem dispor-se primeiro a escutá-las.

Carminho: A fé «é um tesouro que não se esgota»
Em primeiro lugar está Jesus Cristo, a pessoa em cujo exemplo acredito. Acredito também que todas as religiões monoteístas têm o mesmo Deus, e as outras apenas separam a divindade em elementos que, para mim, são todos um.

Papa Francisco pede aos cristãos para não transformarem serviço em poder
«Há muitos cristãos assim, são bons, vão à missa», mas a sua noção de servir o próximo começa e acaba na celebração litúrgica: «Quando digo serviço, digo tudo: serviço a Deus na adoração, na oração, no louvor; serviço ao próximo, quando devo fazê-lo, serviço até ao fim».

José Pacheco Pereira e Manuel Carvalho da Silva debatem “A Igreja e as novas culturas urbanas”
A iniciativa, organizada pela Associação de Estudantes da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, visa «refletir nos desafios colocados pelo papa Francisco na exortação apostólica “Evangelii gaudium”».

O Evangelho das imagens | IMAGENS |
«Levanta-te e segue o teu caminho; a tua fé te salvou.»

Anúncios