É novo » 11.11.2014

«Custa-nos pensar que a matéria-prima da fé é a vida tal como é»
Não se trata de «abençoar» tudo o que é inerente à vida, como «injustiça, desordens, sofrimento, tristeza, confusão, ansiedade», mas é preciso ter presente que a existência humana, no que tem de bom e negativo, «é a matéria-prima onde se deve inscrever a graça».

Leitura: Diálogos com Deus em fundo – Entrevistas sobre a transcendência
O leque de entrevistados do livro inclui, pela ordem de publicação, José Tolentino Mendonça, frei Bento Domingues, Joaquim Carreira das Neves, Mário Soares, Isabel Allegro de Magalhães, João Resina Rodrigues, José Augusto Mourão, Armindo Vaz, Horácio Araújo, Peter Stilwell, Maria de Lourdes Pintasilgo, Alfredo Bruto da Costa, Manuela Silva, D. Manuel Clemente, Alberto Azevedo, Teresa Toldy, Alfredo Teixeira, Anselmo Borges, Luís Archer, Dimas Almeida, D. Januário Torgal Ferreira, Laura Ferreira dos Santos, Joaquim Guerra e José Mattoso.

Colóquio internacional de teologias feministas reflete sobre reforma da Igreja
O 4.º colóquio internacional de teologias feministas, que decorre esta sexta-feira e sábado em Lisboa, vai ser dedicado à «reforma da Igreja católica», num período em que «parece abrir-se agora uma nova fase de descompressão e de abertura de portas a diálogos (por vezes, difíceis)», refere a nota de apresentação.

São Martinho: mais que castanhas e água-pé
Ajude-nos São Martinho a compreender que só através de um compromisso comum de partilha, é possível responder ao grande desafio do nosso tempo: isto é, de construir um mundo de paz e de justiça, no qual cada homem possa viver com dignidade.

Banda desenhada sintetiza mensagem do papa Francisco no Angelus | IMAGENS |
«Queria apresentar as palavras do papa através do desenho, e por isso decidi ilustrar a mensagem com que Francisco acompanha a cada domingo a oração do Angelus. Parecia-me uma coisa útil e simpática.» É com estas palavras que Tomás de Zárate apresenta a sua página na internet, onde desde agosto, à segunda-feira de manhã, aparece uma banda desenhada que contém a síntese da mensagem do papa aquando da oração a Maria.

O Evangelho das imagens | IMAGENS |
«Fizemos o que devíamos fazer.»

O maior escândalo na Igreja é dizer-se cristão e viver como pagão, diz papa
Devemos perdoar, porque somos perdoados. E isto está no “Pai-nosso”: Jesus ensinou-o lá. E isto não se compreende na lógica humana. A lógica humana leva-te a não perdoar, à vingança; leva-te ao ódio, à divisão. Quantas famílias estão divididas por não se perdoarem, quantas famílias. Filhos distantes dos pais, marido e mulher distantes.

Anúncios