É novo » 4.11.2014

Projeto “Palavras no Tempo” propõe debate sobre Religião e Maçonaria
A iniciativa, que resulta de uma parceria entre a editora Gradiva, Universidade do Porto e Centro Nacional de Cultura, consiste na realização de conferências e debates em torno de aproximações múltiplas à religião e cultura, declinadas por crentes e não crentes.

Charles Péguy, um dom para a Igreja
Os seus livros alimentam também a vida interior de muitas pessoas. Algumas disseram-me mesmo que Péguy as ajudou a recomeçar após uma provação. É pena que ele seja tão pouco explorado na catequese ou no ensino católico. A Igreja não deve desconfiar desses grandes escritores que são Péguy e Bernanos: eles são um dom para ela.

Leitura: “Francisco, de Roma a Jerusalém”
De início pensei que se tratasse de uma piada. Chegara a Roma para me juntar ao voo papal e acompanhar o Papa Francisco na sua histórica visita ao Médio Oriente e o telemóvel tocou. Do outro lado ouvi uma voz conhecida: «Henrique? Sou o Papa Francisco.» Estive quase a responder que eu era Napoleão, mas depressa percebi que era mesmo o papa-

O Evangelho das imagens: Obriga toda a gente a entrar, para que a minha casa fique cheia

Rivalidade e vanglória são dois «carunchos» que enfraquecem a Igreja, sublinha papa Francisco
Procurar o bem do outro. Servir os outros. Esta é a glória de um bispo, quando vê a sua Igreja assim: um mesmo sentir, a mesma caridade, permanecendo unânimes e concordes. Este é o ar que Jesus quer na Igreja. Podemos ter opiniões diferentes, está certo, mas sempre dentro deste ar, desta atmosfera: de humildade, caridade, sem desprezar ninguém.

Anúncios