É novo » 3.11.2014

“Biblioteca Indispensável”: Nova coleção propõe «clássicos do espírito cristão»
Os três primeiros volumes da coleção são “Os portais do mistério da segunda virtude”, de Charles Péguy (tradução de Armando Silva Carvalho), “A pedreira e outros poemas”, de S. João Paulo II (tradução de Henryk Siewierski, José Blanc de Portugal, Manuela Domingos, Maria de Lurdes Belchior Pontes, Maria Teresa Dias Furtado e Teresa Bação Fernandes), e “Eu e tu”, de Martin Buber (tradução de Artur Mourão e Sofia Favila). Leia o poema “A pedreira”.

Família e caridade
Não é, pois, de agora, a chamada «crise da família». Aliás, posto assim o enunciado, resulta este numa afirmação pueril, pois, precisamente, basta contemplar o que é a realidade concreta da família, das famílias analogicamente consideradas, para se perceber que dizer «família» é dizer «crise»: a relação familiar é, por essência e substância próprias, crítica.

Faculdade de Teologia debate catolicismo, modernidade e anti-modernidade
“Metafísica e Religião no pensamento português (1910-1940)”, “Criacionismo, positivismo e pós-positivismo”, a revitalização da metafísica em Leonardo Coimbra, Vieira de Almeida, Delfim Santos e Sampaio Bruno, “Republicanismo e Catolicismo: Religião cívica e culto da pátria” e “A Imprensa católica entre 1910-1940” são alguns das conferências do primeiro dia.

Igreja vence categoria “Religião” do Festival Mundial de Arquitetura | IMAGENS |
A igreja da paróquia da Ascensão do Senhor, na cidade espanhola de Sevilha, venceu a categoria “Religião” do Festival Mundial de Arquitetura, considerado o maior concurso do globo na categoria, que decorreu de 1 a 3 de outubro, em Singapura.

Teixeira de Pascoaes: Biblioteca Nacional assinala 80 anos da publicação da obra “São Paulo”
Os 80 anos da publicação da biografia de S. Paulo, de Teixeira de Pascoaes (1877-1952), constituem a ocasião escolhida pela Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, para a abertura de um conjunto de inciativas que até 2018 assinalam a vida e obra do poeta e escritor português.

Irmãs Carmelitas Descalças lançam disco de Natal | VÍDEO |
O disco, acompanhado por um livrinho com as letras das canções, é composto por 24 cânticos, alguns tradicionais, outros menos conhecidos. «Não resistimos a fazer este CD porque no Carmelo a festa do Natal enche-se sempre de um calor e de um encanto únicos, evocando o acontecimento mais extraordinário da Humanidade: o nascimento de Deus, que vem ao nosso encontro, na pobreza de um Menino.»

Anúncios