É novo » 31.10.2014

Jornada de Teologia Prática debate «as intrigantes linguagens da fé» com atriz Maria do Céu Guerra e escritora Alice Vieira
A Bíblia é um livro de muitos livros, e cada um deles feito de muitas frases, e em cada uma destas frases, muitas estrelas, oliveiras, fontes, campos de trigo, peixes, a brisa matinal, o negro das tempestades […], um dilúvio de tinta e vento. Um livro impossível de segurar, entre duas mãos calmas, para uma leitura sábia, distante. Logo voará, espalhando entre os dedos a areia das suas frases.

Movimento de Renovação de Arte Religiosa continua a ser «lição importante para os nossos dias» | IMAGENS |
Apesar do processo histórico ter levado a que a proposta arquitetónica do MRAR não tenha perdurado no tempo, o seu modo de proceder – caracterizado pela promoção do debate, da formação, da crítica de projetos e da troca de informação entre pares – mantém-se ainda hoje um modelo válido para os agentes responsáveis pela criação e gestão da arte e arquitetura religiosa.

Simpósio analisou transcendência e espiritualidade na arte contemporânea
Com este diálogo, a universidade pretende pôr em contacto pessoas que possam realizar iniciativas concretas que impliquem a colaboração de artistas que buscadores de sentido e uma Igreja aberta a receber nos seus espaços projetos artísticos que inspirem as pessoas não crentes a colocar-se questões sobre o sentido da sua existência.

Música: Estreia moderna mundial de obra do séc. XVIII para a Capela Real Portuguesa
O programa do concerto compreende «algumas das obras que maior fama granjearam ao compositor no seu tempo: as Vésperas para Nossa Senhora das Dores», «o mais belo dos seus “Stabat Mater”», «o moteto “Doleo super te” (…), que pode ser considerado um dos grandes êxitos do século XVIII português», e que chegou a ser «atribuído a Giovanni Giorgi, o maior mestre da época»

Anúncios