É novo » 9.10.2014

Quiasmos de incredulidade
A ideia de que a fé é imutável, uniforme e absoluta, uma vez para sempre, não é para humanos mas para máquinas programadas para serem perfeitas. Mas nós não somos máquinas, somos vulneráveis, como frágil é a nossa fé-confiança na vida.

Leitura: Etty Hillesum, um itinerário espiritual
Mesmo no sofrimento é possível ir buscar forças… Temos de escolher: pensar em nós próprios sem nos preocuparmos com os outros, ou distanciarmo-nos das nossas preferências pessoais e entregarmo-nos. E para mim, este dom de si não é uma resignação, um abandono à morte. É um suster a esperança, onde me for possível estar e onde Deus me colocou.

Lealdade: Sem preço nem alarido
Como a lealdade, por sua natureza, é dificilmente observável, então no mundo em geral e nas pessoas que nos querem bem existe muito mais lealdade de quanta somos capazes de ver. Se pudéssemos olhar mais em profundidade, os nossos amigos, esposas, maridos haveríamos de descobrir como por detrás do seu amor fiel e dos seus olhos bons se escondem, invisíveis e silenciosos, muitos atos de lealdade que deram fundamento sólido a estes relacionamentos fortes.

A alegria e a salvação da criação
Onde estás, homem, no caminho da salvação de todos? Nada de mais blasfemo antropologicamente do que a busca da salvação individual. A salvação pessoal nunca acontecerá em regime de exclusividade individual: o mero desejo já é atentado contra o projeto de Deus.

Louis Kahn: «O edifício antigo tem a luz da eternidade»
As obras de Kahn têm elevação e severidade, com as suas formas geométricas elementares e as suas enormes superfícies lisas. A força da maior parte das construções de Kahn reside na interação de espaço com massa.

 

Anúncios