É novo » 1.10.2014

Paul Klee e a ordem intuitiva | IMAGENS | 
As obras de Klee afirmam-se através de uma “graça infinita”, cuja proveniência não pode ser compreendida, nem mecanizada e geralmente é assumida numa esfera transcendente – esta graça é a medida e a regra para a aplicação das leis que organizam a arte. E por isso, para Paul Klee, a arte ao ser engrandecida por uma subjetiva disposição interna transcende qualquer tipo de ordem.

O Evangelho das imagens
Quem olha para trás não serve para o reino de Deus.

Música e religião
O que nos interessa apenas é frisar que a música religiosa deve começar por conseguir o mais perfeito dos estados físicos propício à comunicação com Deus, em seu louvor, ou em oração impetrativa. Por isso também não confundamos o real sentido da música com a forma de expressão resultante do temperamento e da originalidade do autor ou, menos ainda, com formalismos que podem ser epocais, regionais ou modismos.

Quando chega o desespero, não percas a esperança: confia, reza com as palavras do teu coração
Diante do sofrimento intenso na dor e prolongado no tempo, que atinge igualmente quem tem e quem não tem fé, é preciso continuar a confiar, como Job, figura bíblica do Antigo Testamento, e como o próprio Jesus, dizendo a Deus as palavras que brotam do coração, mesmo que sejam duras e de revolta, afirmou hoje o papa.

Bíblia é para ser lida e entendida, sublinha papa, que elogia aliança entre católicos e evangélicos
Francisco expressou o desejo de que «todos os cristãos possam aprender “a sublime ciência de Jesus Cristo” através da leitura assídua da Palavra de Deus, porque o texto sagrado é o alimento da alma e a fonte pura e perene da vida espiritual».

Anúncios