É novo » 8.4.2014

Cinema: Igreja católica reforça presença no IndieLisboa
Prestes a chegar, o IndieLisboa, Festival Internacional de Cinema Independente, celebra a sua 11ª edição de 24 de abril a 4 de maio. Com a vitalidade a que nos habituou, e passada já uma década sobre o seu nascimento, este é o ano em que comemora uma das suas mais bem sucedidas secções: o Indiejúnior. Associando-se a este festejo, no cumprimento de um anseio que vem de longe, o Prémio Árvore da Vida, instituído pela Igreja católica através do envolvimento dos Secretariados Nacionais da Pastoral da Cultura e das Comunicações Sociais, passa a contemplar também os filmes para os mais novos, com júri próprio constituído por quatro alunos do Colégio São João de Brito, em Lisboa. Estreita-se assim a relação que vem unindo, de há cinco anos a esta parte, a Igreja e o festival, agora reforçada e renovada com esta atenção particular aos criadores do cinema infantojuvenil. O prémio de mil euros, incentivo à criação de obras que privilegiem valores humanos e espirituais, é também uma forma de olhar adiante, acompanhando o que de mais recente se faz e, dentro disso, as abordagens que maior interesse despertam na “geração do futuro”.

O Evangelho das imagens | IMAGENS |
«Quando levantardes o Filho do homem, então sabereis que “Eu sou” e que por mim nada faço, mas falo como o Pai me ensinou. Aquele que me enviou está comigo: não me deixou só, porque Eu faço sempre o que é do seu agrado.»

