É novo » 29.3.2014

Papa Francisco confirma cardeal Gianfranco Ravasi, D. Carlos Azevedo e padre Tolentino Mendonça no Pontifício Conselho da Cultura
O papa Francisco confirmou este sábado o cardeal italiano Gianfranco Ravasi como presidente do Pontifício Conselho da Cultura, o bispo D. Carlos Azevedo como delegado do mesmo organismo, e o padre José Tolentino Mendonça enquanto consultor. A nomeação mantém também como secretário o bispo Barthélemy Adoukonou, do Benim, assim como os restantes membros e consultores do Pontifício Conselho da Cultura «até à conclusão dos respetivos mandatos», revelou a Sala de Imprensa do Vaticano. O Pontifício Conselho da Cultura, instituído pelo papa João Paulo II, passa a partir de agora a incluir novos membros, oriundos dos cinco continentes.

Chamados à luz da alegria
Uma carícia de luz na escuridão. Jesus toca e ilumina os olhos de um mendigo que nos representa a todos. É uma dura lição: os fariseus mostram que se pode ser crente sem se ser bom; que se podem se pode ser homem de Igreja e não ter piedade; é possível “trabalhar” em nome de Deus e ir contra Deus. Administradores do sagrado e analfabetos do coração. Nas palavras dos fariseus, a palavra que ocorre com mais frequência é «pecado»: «Sabemos que és pecador; nasceste no pecado; se alguém é pecador, não pode fazer estas coisas»; até os discípulos perguntaram: «Quem pecou? Ele ou os seus pais?». O pecado é elevado a teoria que explica o mundo, que interpreta o homem e Deus. A resposta de Jesus é outra: «Nem ele pecou nem os seus pais». Distancia-se de imediato, com a primeira palavra, desta perspetiva, para declarar como ela causa a cegueira sobre Deus e sobre os homens. Falará unicamente do pecado para dizer que está perdoado.

Agenda para hoje

Lisboa
Exibição e comentário do filme “O cardeal judeu”
P. José Tolentino Mendonça, rabi Eliezer di Martino
Para saber mais: Pastoral da Cultura

Viana do Castelo
Missa cantada – Domingo IV no Tempo da Quaresma
Schola Cantorum da Catedral de Santarém; David Paccetti Correia, órgão; Pedro rodrigues, direção
Igreja da Misericórdia
12h00

Lisboa
Música: Concerto de órgão e dois coros
Coro Sacra Musica, Coro Santo Inácio; André Correia, Pedro Carvalho (órgão)
Igreja do Colégio S. João de Brito
15h30
Entrada livre

Aveiro
Música: Concerto de órgão
Sinfonia nº 1 (Louis Vierne), Transports de joie d’une âme devant la gloire du Christ qui est la sienne (Olivier Messiaen)
António Mota

16h00
Entrada gratuita

Amora
Concerto cantado e declamado sobre a Paixão de Cristo
Teatro do Ourives, Ensemble Vocal Introitus
Igreja Beato J.B.Scalabrini
16h30

Esposende
Música: Concerto
Obras de Bach, Bartók, mestres do Renascimento português
Capella Duriensis
Igreja da Misericórdia
17h00

Guarda
Música: Concerto de Quaresma
Canto gregoriano; autores dos sécs. XX e XXI (Gabriel Fauré, James MacMillan, Fernando Valente, Alfredo Teixeira, Manuel Faria
Coro Capella Ægitaniensis

17h00

Anúncios