É novo » 10.1.2014

Papa Francisco sublinha que amor cristão não é de «telenovela», mas «concreto»
O papa Francisco vincou esta quinta-feira no Vaticano que o amor cristão, em particular o que é referenciado na primeira carta de João, proclamada hoje nas missas, é totalmente distinto daquele que é narrado nos folhetins que passam na televisão. «Vede que o amor de que fala João não é amor das telenovelas! Não, é outra coisa. O amor cristão tem sempre uma qualidade: a concretude. O amor cristão é concreto. O próprio Jesus, quando fala do amor, fala-nos de coisas concretas: dar de comer aos famintos, visitar os doentes e muitas coisas concretas», apontou na missa a que presidiu, revela a Rádio Vaticano. Para Francisco, o «primeiro critério» dos cristãos é «amar com as obras, não com as palavras. Palavras leva-as o vento. Hoje existem, amanhã não. O segundo critério de concretização é: no amor é mais importante dar do que receber. Quem ama, dá, dá… Dá coisas, dá vida, dá-se a si próprio a Deus e aos outros».

Diogo Infante apresenta últimas sessões do “Sermão de Santo António aos Peixes”, do Padre António Vieira
O ator Diogo Infante apresenta até ao fim de janeiro, na “Comuna – Teatro de Pesquisa”, em Lisboa, as últimas sessões do recital baseado na obra “Sermão de Santo António aos Peixes”, do Padre António Vieira (1608-1697), recomendada pelo Plano Nacional de Leitura. O recital, em cena desde outubro, por ocasião do início do ano escolar, tem atraído milhares de professores e alunos a Lisboa e a outras cidades, como Porto e Barcelos, deslocando-se ao Café Concerto, em Torres Novas, no dia 14 de janeiro. «À medida que ia lendo o sermão, ia-me surpreendendo com a sua atualidade», disse Diogo Infante no mês de julho, em entrevista ao “Correio da Manhã”, acrescentando: «É relativamente fácil pensar-se que António Vieira viveu numa sociedade menos evoluída, mas a verdade é que as suas críticas – políticas e sociais – podem ser aplicadas aos políticos e figuras públicas de hoje».

“Os Doze Jardins” de Santa Catarina de Bolonha | ÁUDIO |
Santa Catarina de Bolonha fundou o primeiro convento das Clarissas na região de Emilia Romagna. A sua obra “I Giardini Dodici”, dedicada ao «amor místico», descreve o caminho para essa paixão suprema, através da fé e das doze etapas (jardins) da perfeição. O resultado emerge com um «fresco» feito dos sonhos, da lucidez e da vontade de uma mulher de Quatrocentos. As vozes, claras, ágeis, certeiras, combinam-se – superam-se – na compreensão dos textos de Catarina de Bolonha, das imagens iniciais à profusão dos sentidos do derradeiro jardim. Um programa de luz das Irmãs Clarissas de Bolonha, que combina decerto com as Clarissas portuguesas, de Coimbra aos Açores, e todos os jardins, de palavras e de música.

O seu coração está a encolher a sua vida?
Alguns anos após a Guerra Civil nos EUA ter terminado, o famoso general Robert Lee visitou a plantação de um amigo no Kentucky. Diante da mansão estavam ainda os tristes vestígios de uma grande magnólia, cujos ramos tinham sido destruídos pela artilharia. Apesar da passagem do tempo, a dona da casa vivia ainda com um sentimento amargo, e chorou lágrimas encolerizadas quando mostrou ao general o tronco cicatrizado e enegrecido da árvore. A mulher fez uma pausa, na expetativa de que a sua raiva fosse reforçada por palavras que reprovassem o odioso inimigo. O general ficou silencioso durante alguns instantes. Depois, olhou para o que restava da magnólia e disse: «Deite-a abaixo, querida senhora, e esqueça». Durante anos, a mulher envenenou e reduziu a sua vida ao afeiçoar-se àquelas memórias amargas. Mudar de atitude implicava uma profunda mudança do coração. Porque é com o nosso coração que olhamos para o mundo, tiramos-lhe as medidas e decidimos como reagir a ele.

O Evangelho das imagens | IMAGENS |
Naquele tempo, estando Jesus em certa cidade, apareceu um homem cheio de lepra. Ao ver Jesus, caiu de rosto por terra e suplicou-Lhe: «Senhor, se quiseres, podes curar-me».

A Igreja em Portugal e no mundo: síntese de 9.1.2014

— Agenda para hoje —

Lisboa
Debate
José Gil, Pedro Vieira
Gravação do programa “Ensaio geral” (Renascença)
Livraria Ferin
18h45

Ponta Delgada, Açores
Conferência: Temas bíblicos no romance “Da anunciada”
Madalena San-Bento
Museu Carlos Machado (Núcleo de Santa Bárbara)
Encontro integrado no ciclo “A Bíblia na literatura e nas artes”
Organização: Museu Carlos Machado, Comissão Diocesana para a Cultura
18h00
Entrada livre

Coimbra
Concerto
Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra
Igreja de Santa Isabel
21h15
Entrada livre

Porto
Música: Concerto de Reis “Música e solidariedade de mãos dadas”
Conservatório de Música do Porto
Igreja da Cedofeita
21h30
Concerto solidário: os bens alimentares não perecíveis recolhidos à entrada da igreja por elementos dos Escuteiros serão entregues a instituições de solidariedade da freguesia da Cedofeita

Anúncios