É novo » 30.12.2013

O Evangelho das imagens: 30.12.2013
«Quando os pais de Jesus levaram o Menino a Jerusalém, a fim de o apresentarem ao Senhor, estava no templo uma profetiza, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada e tinha vivido casada sete anos após o tempo de donzela e viúva até aos oitenta e quatro. Não se afastava do templo, servindo a Deus noite e dia, com jejuns e orações.» A Virgem Maria, Zacarias, Simeão e Ana são os primeiros anunciadores da salvação que Ele veio trazer à Terra. Ao seus nomes devemos juntar os nossos, porque também nós, com efeito, vimos e ouvimos o que disse e fez por nós o autor da vida. É um compromisso que deriva do nosso Batismo. É um dever de gratidão. É a nossa resposta à gratuidade dos dons recebidos. É, por fim, o ato mais excelente de caridade fraterna.

Sobre «a cultura da culpa no religioso»: «Cada um tem de conseguir o bem que lhe é possível»
«Um dos enormes equívocos do religioso é a idealização da perfeição que leva as pessoas a viverem numa câmara de cultura da culpa por não conseguirem ser como aquele santo ou aquela santa. Cada um tem de conseguir o bem que lhe é possível», considera o padre José Tolentino Mendonça. Em entrevista publicada este sábado no “Diário de Notícias”, o diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura falou do interesse que mantém pelos percursos de escritores e artistas próximos do catolicismo, mas que muitas vezes o manifestam fora dos cânones. O «romancista católico» Jack Kerouac, por exemplo, «era um homem perdido» que «viveu o seu catolicismo de forma excêntrica e irregular», apontou o poeta e biblista, que se referiu ao «modo ortodoxo, mas também muito heterodoxo», do escritor norte-americano, à semelhança «de Flannery O’Connor ou de Graham Greene».

Papa Francisco: Perspetivas para 2014
Terminada a série de celebrações de fim e do início do ano, a 22 de fevereiro chega o consistório para a criação dos novos cardeais. O anúncio dos nomes dos escolhidos deverá ser anunciado no início de janeiro, dando tempo para preparar a grande celebração. Para 27 de abril está marcada a canonização dos papas João XXIII e João Paulo II. Esta será, possivelmente, uma ocasião para perceber melhor como Francisco interpreta a herança do Concílio Vaticano II, que o primeiro convocou e o segundo procurou realizar. A viagem de Francisco à Terra Santa, em maio, 50 anos após a peregrinação de Paulo VI, é um acontecimento central de 2014. Em outubro decorrerá o Sínodo dos Bispos, sobre a família. Nos primeiros meses do ano será divulgado o “instrumento de trabalho” da assembleia, que além de perspetivar os temas em discussão, resumirá as respostas ao «questionário» enviado às dioceses.

Todos os cursos da Universidade Católica devem estar no topo das classificações, diz reitora
A reitora da Universidade Católica Portuguesa considera que a prioridade da instituição passa por colocá-la, «no seu todo», no topo das classificações internacionais, e não apenas com as escolas de negócios e de direito, como acontece atualmente. Em entrevista publicada este domingo no “Diário de Notícias”, Maria da Glória Garcia sublinha que a entrada no top 25 de cursos de Gestão do jornal inglês “Financial Times”, a par do reconhecimento alcançado pela Global School of Law, é um processo «que se iniciou há algum tempo e que começa a dar frutos». «Quando se está entre as melhores universidades da Europa e do mundo, isso não acontece apenas num ano. Trabalha-se para isso durante muitos anos e depois colhe-se os frutos», acentua.

A oração à Sagrada Família do papa Francisco
Santa Família de Nazaré,/ que nunca mais nas famílias se faça experiência/ de violência, egoísmo e divisão:/ quem ficou ferido ou escandalizado/ depressa conheça consolação e cura.

— Agenda para hoje —

Lisboa
Música: Recital coral
The Singing Statesmen (Coral masculino, EUA)
Palácio Foz (Sala dos Espelhos)
19h00
Para saber mais: Palácio Foz

Anúncios