É novo » 21.12.2013

Encontro com Deus precisa de silêncio e foge da publicidade, sublinha papa Francisco
O papa Francisco pediu esta sexta-feira, durante a missa a que presidiu no Vaticano, «a graça de amar o silêncio», que precisa de ser protegido longe dos holofotes. Deus não «faz publicidade do mistério», porque «um mistério que faz publicidade de si não é cristão, não é o mistério de Deus: é uma simulação de mistério», vincou Francisco, citado pela Rádio Vaticano. A «sombra», a «nuvem», o «silêncio» constituem, de acordo com a narrativa bíblica, algumas das ocasiões em que Deus se revela, como se lê no Evangelho proclamado nas eucaristias desta sexta-feira, referente ao anúncio que um anjo faz a Maria sobre o nascimento de Jesus.

Crónica visual de Advento e Natal (3): Arcabas e o nascimento do Menino | IMAGENS |
Que doçura, que ternura da mãe pelo seu filho, que força na segurança transmitida pelo pai que vigia, que calor transmitido pelo burro e pelo boi, que alegria nos anjinhos. Arcabas, pintor e escultor contemporâneo francês nascido em 1926, transmite à sua maneira a maravilha do Menino Jesus nascido em Belém, a maravilha da incarnação de Deus na vida dos homens. O recém-nascido está aninhado na sua mãe. Ambos estão deitados na palha, envolvidos por uma quente cobertura quente. Maria, extraordinariamente serena, rodeia com toda a sua ternura este bebé, concluindo a sua obra de esperança e de promessa. As suas mãos em cruz são proteção e bênção sobre a criança adormecida.

Calendário de Advento: Para uma audição teológica: “Magnificat”, de António Pinho Vargas | ÁUDIO |
Continuamos com audições comparadas do canto do “Magnificat”. Hoje detenho-me sobre o recentemente estreado “Magnificat” de António Pinho Vargas. De forma muito diversa, se recordarmos os dois exemplos anteriores, Pinho Vargas inscreve a narrativa bíblica no plano do épico e do trágico, como um drama sem cena. Recorro às suas próprias palavras, num comentário que disponibiliza no seu site: «Há (…) dois percursos: aquele que assinala da exaltação de Maria, de 1 a 5 e a descrição do divino como projecto e/ou acção, de 6 a 9/10. Diria portanto que há um percurso paralelo ao texto que encontra a sua peripateia, o momento da inversão da ação das tragédias gregas, no nº 6 Fecit Potentiam, no qual descrições da ação divina de certo modo próximas do caráter de muitas passagens do Antigo Testamento, tomam o lugar, em S.Lucas, do direto agradecimento de Maria a Deus».

Peregrinação de Advento: dia 21
O místico espanhol S. João da Cruz popularizou a ideia da «noite escura da alma». Trata-se de um período na vida espiritual que pode ser passageiro ou durar décadas, como aconteceu com a Madre Teresa de Calcutá. Parece então que Deus está distante, inalcançável; e que a oração ou outras práticas espirituais não suscitam atração. Ainda que possa não ser um místico, é inteiramente possível que tenha passado períodos em que Deus tenha parecido ausente. Pode ser mesmo o que está acontecer agora, neste tempo do Advento. O que fazer? O conselho daqueles que meditaram esse estado na oração é unânime. Continue simplesmente a ser fiel à procura de Deus na oração e viva uma existência baseada nele. O peregrino sabe que toda a noite tem o seu amanhecer, e este virá não importa o quanto frias, escuras ou desconfortáveis forem as horas que o precederam.

«Com a comida que se deita fora, podia dar-se de comer a todos os famintos», lembra papa Francisco em mensagem aos coletores de cartão | VÍDEO |
O papa Francisco dirigiu uma mensagem em vídeo a quem em todo o mundo recolhe cartão e promove a sua reciclagem, em que sublinha que «com a comida que se deita fora, podia dar-se de comer a todos as pessoas famintas do mundo». A mensagem foi difundida por uma associação argentina que representa as milhares de pessoas que no país natal do papa vivem da reciclagem de cartões e outros materiais, revela a Rádio Vaticano. O vídeo, que foi para o ar próximo do Natal, época dada à superabundância e desperdício alimentar em muitas famílias, foi gravado a 5 de dezembro, durante o encontro de Francisco com um dirigente do Movimento dos Trabalhadores Excluídos.

Museu Nacional de Arte Antiga comprou medalhão com imagem de um dos mais notáveis teólogos portugueses
O Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, adquiriu em Londres um medalhão em bronze com a imagem de Diogo de Paiva de Andrade (1528-1575), um dos mais importantes teólogos portugueses. O baixo-relevo, datado de cerca de 1575, terá sido resgatado intacto às ruínas da capela de S. Nicolau de Tolentino, da igreja do Convento da Graça, em Lisboa, após o terramoto de 1 de novembro de 1755. «Após sólida formação humanística e teológica obtida na Universidade de Coimbra», Paiva de Andrade foi enviado aos 33 anos «como teólogo do rei à última fase do Concílio de Trento, onde a sua intervenção ilustrou o nome da pátria e lhe granjeou prestígio em toda a Europa», escreve António Guimarães Pinto, autor de uma antologia publicada pela “Esfera do Caos”.

Cinema: “O Passado” | IMAGENS |
Gerida com delicadeza, na progressiva intimidade dos espaços e das personagens, a narrativa fílmica de Asghar Farhadi faz-nos olhar por dentro e por fora o que há de único e comum nas relações, ao mesmo tempo que levanta questões pertinentes sobre a complexidade das famílias, do papel do homem e da mulher, das relações de trabalho e de imigração que não se reduzem nem ao contexto francês nem ao iraniano. Prémio do júri ecuménico na última edição de Cannes, o filme foi elogiado como ilustração do versículo bíblico «e a verdade vos libertará» (João 8, 32).

— Agenda para hoje —

Montijo
Presépio vivo
Praça da República
Chegada de José e Maria: 10h00 – 12h00; 17h00 – 19h00
Para saber mais: Local.pt

Tavira
Presépio vivo
Baixa da cidade
10h00 – 13h00

Praia da Vitória, Açores
Presépio vivo
Ruas do centro histórico
14h00 – 18h00

Paço de Arcos, Oeiras
Música: Concerto de Natal
Clássicos de Oeiras
Igreja paroquial
16h00

Lisboa
Música: Concerto de Natal
Coro Regina Coeli de Lisboa
Música de Britten, Carrapatoso e outros autores
Basílica dos Mártires (Chiado)
16h00
Entrada livre

Lisboa
Música: Ciclo de concertos de Natal nas igrejas
Natal sem palavras II
Igreja de Santo Agostinho
16h00
Entrada livre

Alcabideche, Cascais
Música: Ciclo “Adventus”
Coro Moinhos de Alcabideche, Coro Christus Ensemble
Associação de Bem Estar Social de Alcabideche
16h15
Entrada: um artigo de mercearia

Monção
Música: Concerto de Natal
Banda Musical de Monção
Cine-teatro João Verde
16h30

Lisboa
Festival de Leituras e Canções de Natal
Carlos Seixas (Sonata em Dó Maior), tradição alemã (Kindlein mein), Henry John Gauntlett (Once in Royal David’s City), Thomas Ravenscroft (Remember, O Thou Man), Christina Rossetti e Gustav Holst (In the Bleak Mid-winter), melodia francesa séc. XVI (Ding, dong! Merrily on High), Hieronymus Prætorius (In dulci jubilo), George Ratcliffe Woodward (Unto us is Born a Son), tradição inglesa (The First Nowell), Llibre Vermell de Montserrat (Angelus ad Virginem), tradição alemã (Es ist ein Ros entsprungen), Franz Xaver Gruber (Stille Nacht), tradição inglesa (O Little Town of Bethlehem), tradição inglesa (Away in the Manger), tradição portuguesa (Adeste Fideles), tradição alemã (Was soll das bedeuten), John Henry Hopkins, Jr. (We Three Kings), tradição alemã (Vom Himmel Hoch), Charles Wesley e Felix Mendelssohn-Bartholdy (Hark! The Herald Angels Sing), tradição alemã (Nun danket alle Gott)
Schola Cantorum da Catedral de Santarém; David Paccetti Correia, órgão; Pedro Rodrigues, direção
Igreja católica de língua alemã (Rua do Patrocínio, 8)
18h00

Sousel
Música: Cantares ao Menino
Igreja do convento
20h00

Pedrógão Pequeno, Sertã
Música: Concerto de Natal
Sociedade Filarmónica Aurora Pedroguense, Grupo Coral do Sertanense
Igreja matriz
21h00

Oleiros
Música: Concerto de Natal
Sociedade Filarmónica Oleirense
21h00

Olhão
Música: Concerto de Natal
Obras de Mozart, D. Pedro de Cristo, Haendel
Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra
Igreja matriz
21h00

Mouçós, Vila Real
Música: Concerto de Natal
Maranatha
Igreja paroquial
21h00
Para saber mais: Notícias de Vila Real

Santo Amaro, Sousel
Música: Cantares ao Menino
Igreja matriz
21h00

Tavira
Música: Concerto de Natal
Orquestra Clássica do Sul
Obras de François-Joseph Gosse (“Suite de Natal”), Giuseppe Sammartini (Concerto grosso, Op.5, nº 6, “Concerto de Natal”), Arcangelo Corelli (Concerto grosso, Op. 6, nº 8, “Concerto de Natal”), Piotr Ilitch Tchaikovsky (O Quebra Nozes, Suite No.1, Op.71ª)
Igreja do Carmo
21h00

Vila de Rei
Música: Concerto de Natal
Igreja da Misericórdia
21h00
Entrada livre

Argoncilhe, Santa Maria da Feira
Música: Concerto de Natal
Grupo Coral da Casa da Gaia
Igreja matriz
21h30
Entrada livre

Leiria
Música: A Natividade do Senhor – Nove Meditações para Órgão (Olivier Messiaen)
António Esteireiro

21h30

Reguengos de Monsaraz
Música: Cante ao Menino
Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, Quarteto de Cordas Baccus, Manuel Sérgio, José Manuel Farinha, Grupo “A Capela”
Igreja de Nossa Senhora da Lagoa
21h30

Colares, Sintra
Música: Concerto de Natal
Grupo ARdeCORO
Igreja paroquial de Nossa Senhora da Assunção
21h30
Entrada livre

Póvoa de Varzim
Música: Concerto de Natal
Quarteto Verazin, Coral Ensaio da Escola de Música de Póvoa de Varzim
Igreja matriz
21h30
Entrada livre

Tibães, Braga
Música: III Encontro de Coros – Tibães canta o Natal
Orfeão de Merelim, Coro Aberto da Faculdade de Arquitetura – Universidade do Porto, Grupo Coral de Padim da Graça
Mosteiro de São Martinho de Tibães
21h30

Setúbal
Música: Concerto de Natal
“O Messias”, HWV 56 (Händel)
Orquestra Metropolitana de Lisboa, Coro de Câmara Lisboa Cantat
Fórum Luísa Todi
21h30

Jovim, Gondomar
Música: Concerto de Natal
Grupo Paroquial de S. João da Foz do Sousa, Grupo Coral de Lagoa, S. Pedro e Círio, – Grupo Infanto-Juvenil de Jovim, Grupo de Jovens JoviMaisAlém, Grupo Coral de Nossa Senhora das Neves, Grupo Coral Sagrado Coração de Jesus, Grupo Coral de Jovim, Grupo de Leitores da Paróquia de Jovim
Igreja paroquial
Campanha Solidária – Entrada: 1 género alimentar
21h30

Porto
Música: Concerto de Natal
Coro da Sé
“Dixit Dominus” (Handel)

21h30

Castro Verde
Concerto de Natal
Coro Juvenil do Conservatório Regional do Baixo Alentejo, Coro Polifónico de Castro Verde, Banda Filarmónica 1º de Janeiro
Basílica Real

Anúncios