É novo » 17.12.2013

Gonçalo M. Tavares e D. Manuel Clemente: uma conversa entre o imaginário e a relação, com a sombra do desemprego
A imaginação e a relação, a crença em Deus e a sombra do desemprego, foram alguns dos temas da conversa entre o patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e o escritor Gonçalo M. Tavares, que decorreu esta sexta-feira em Lisboa. Para Gonçalo M. Tavares, a imaginação, enquanto «possibilidade de ver imagens que não são as que estão à frente dos olhos», é uma capacidade que «eleva» o ser humano. «Temos claramente duas vidas: a concreta, que olha e toca os objetos, e a vida do imaginário, grandiosa, que pode ser utilizada para escrever livros, fazer filmes e estar feliz no meio do caos», e que «pode ser tão forte e robusta» como a primeira. D. Manuel Clemente salientou, por seu lado, que «qualquer fechamento é o não ser», pelo que é através da «abertura» da relação que se «torna em ato o que até então era potencial». Referindo-se igualmente ao desemprego, o também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa realçou que «a realidade suscita a imaginação, e a imaginação desperta a responsabilidade».

Revista “Humanística e Teologia” dedica edição a Leonardo Coimbra
O número mais recente da revista “Humanística e Teologia”, intitulada “Leonardo Coimbra no Centenário do Criacionismo”, reúne as conferências de um colóquio organizado em 2012 pelo Centro de Estudos do Pensamento Português da Universidade Católica Portuguesa (UCP). O dossiê da publicação editada pela Faculdade de Teologia da UCP (Porto) conta com estudos de J. Pinharanda Gomes, João Ferreira, Maria Manuela Brito Martins, José Acácio Castro, António Martins da Costa e Eliana Brites Rosa. Este número acolhe também as conferências de Eduardo Lourenço e José Gil sobre a crise na cultura europeia e em Portugal, proferidas na sessão comemorativa do 10.º aniversário do Centro de Estudos do Pensamento Português. O volume oferece ainda artigos no âmbito da filosofia, história, teologia e espiritualidade, da autoria de José Acácio Castro, Adélio Fernando Abreu, José Carlos Carvalho, Manuel Linda, António Braz Teixeira e Ângelo Alves. Conheça os temas e os autores.

Calendário de Advento: Para uma audição teológica: O rebento novo | VÍDEO |
Regresso a um texto clássico: “A Spotless Rose”, agora na invenção musical de Paul Mealor. Escrevo esta sugestão depois de uma tarde fria, mas plena de sol (depois de ouvirem esta página musical perceberão a associação). O tema do “rebento novo” molda-se aqui num “adagio” interior que privilegia a serenidade do registo grave. Paul Mealor usa blocos sonoros cerrados, dando uma enorme espessura harmónica a este canto. O tempo da celebração do Deus que vem é, nesta leitura, essencialmente contemplativo. Sob aquela vaga calma, no registo médio e grave, o canto eleva-se, na secção culminante, dos tenores aos sopranos, rasgando o horizonte.

Papa Francisco apela a mais profetismo na Igreja e pede fim do clericalismo e legalismo
«Quando no povo de Deus não há profecia, o vazio que ela deixa é ocupado pelo clericalismo», vincou esta segunda-feira o papa Francisco na missa a que presidiu, no Vaticano. «Quando no povo de Deus falta a profecia, falta uma coisa: falta a vida do Senhor. Quando não há profecia, a força cai na legalidade», apontou. «A nossa oração nestes dias, nos quais nos preparamos para o Natal do Senhor, seja; “Senhor, que não faltem os profetas no teu povo”. Todos nós, batizados, somos profetas», afirmou o papa. Francisco concluiu a homilia com esta prece: «Senhor, que não esqueçamos a tua promessa. Que não cessemos de andar em frente. Que não nos fechemos nas legalidades que fecham as portas. Senhor, liberta o teu povo do espírito do clericalismo e ajuda-o com o espírito de profecia».

Peregrinação de Advento: dia 17
Uma conceção elementar do discernimento cristão pode dar como simples a tarefa de descobrir a vontade de Deus na minha vida. Umas poucas técnicas de oração, alguma atenção, e eis que estou perfeitamente elucidado sobre o que Deus quer para mim, e porquê. Infelizmente (ou talvez felizmente), a vida real é muito mais complexa. Na maior parte do tempo o meu discernimento mostra-me, na melhor das hipóteses, os passos que devo dar no imediato, oferecendo apenas um vislumbre nebuloso da perspetiva total. Como companheiros da minha viagem, uma das lições que Maria e José me podem ensinar é a da confiança.

Equipa de futebol do papa Francisco dá-lhe presente antecipado ao sagrar-se campeã nacional da Argentina | IMAGENS |
O Club Atlético San Lorenzo de Almagro, de que o papa Francisco é adepto, sagrou-se esta madrugada campeão nacional de futebol da Argentina, ao vencer o “Torneio Inicial” com mais dois pontos do que as três equipas que também podiam chegar ao título. Francisco recebeu esta manhã com «alegria» a notícia do triunfo, refere a imprensa internacional, que também anuncia que dirigentes, treinador e outros membros do clube estão a caminho do Vaticano para mostrar a taça ao papa esta terça-feira, dia em que completa 77 anos.

— Agenda para hoje —

S. João das Lampas, Sintra
Música: Concerto de Natal
Grupo Coral da Sociedade Filarmónica de Mira Sintra
Igreja matriz
16h00

Lisboa
Música: Concerto de Natal “Stella semper rutilans”
Coro Cantus Certus
Ana Bulhosa e Joana Gomes Ferreira, sopranos; Estevão Gomes Ferreira, violoncelo; Luís Loura, órgão; Victor Roque Amaro, guitarra, alaúde, direção
Basílica dos Mártires
19h15

Lisboa
Música: Misatango (de Daniel Schvetz)
Concerto de homenagem ao Papa Francisco pelo seu 77.º aniversário
Coro de Câmara de Lisboa
Ana Pereira, 1.º violino; Ana Filipa Serrão, 2.º violino; Joana Cipriano, violeta; Ana Cláudia Serrão, violoncelo; Pedro Wallenstei,, contrabaixo; Claudio Constantini, bandoneón; Teresita Gutierrez Marques, direção
Igreja do Loreto
21h00
Entrada livre

Porto
Música: Natal celeste
Concerto per la notte di Natale 1956 (Luigi Dallapiccola), Sinfonia nº 4 (Gustav Mahler /Klaus Simon)
Remix Ensemble Casa da Música
Casa da Música
21h00

Cascais
Entrega do Prémio de Composição Fernando Lopes Graça a Alfredo Teixeira
Centro Cultural de Cascais
21h30
Para saber mais: Pastoral da Cultura

Funchal
Apresentação do livro “Histórias de uma igreja de encantar”
Autor: P. Marcos Gonçalves
Igreja do Colégio
Para saber mais: Diário de Notícias (Madeira)

Anúncios