É novo » 5.12.2013

«Ser religioso é um assunto pessoal que deve ter repercussões públicas»
A laicidade não significa arrumar a religião para a esfera privada. A laicidade é uma atitude de abertura e disponibilidade para que a vida religiosa, nas suas variáveis dimensões, tenha também uma expressão pública. Daí que hoje prefere-se falar de uma laicidade positiva, no sentido de que o Estado não tem competência para decidir a verdade das religiões nem para julgar o seu mérito, mas é uma dimensão do espírito que deve ser expressada na sociedade. Em Portugal há uma muita opinião pública que parte do princípio de que a religião é um assunto privado, como se vê pelos meios de comunicação social.

«Tenho muita esperança no papa», diz Pedro Mexia
O escritor Pedro Mexia considera que o papa Francisco, em quem diz depositar «muita esperança», está a atrair pessoas que até hoje estavam afastadas do cristianismo, mesmo que a exortação “A alegria do Evangelho” não tenha trazido novidades. O critico literário realça que está a ser «impressionante ver a quantidade de pessoas que ouvem o papa»: «O meu testemunho pessoal, que vale o que vale, é que nunca vi tantas pessoas que estão longe do cristianismo na sua vida quotidiana dizerem “este papa tem qualquer coisa”, “este papa tem coisas que me tocam”». Referindo-se à exortação “A alegria do Evangelho”, o colunista pensa que «muitos» dos seus conteúdos, «que parecem chocantes», não são mais que «o reiterar de uma doutrina conhecida, nomeadamente quanto à valorização do bem comum, que é uma noção algo esquecida em relação à ideia do mercado completamente soberano».

Liberdade religiosa em Portugal: São numerosos os casos de católicos tratados contra as suas convicções
A falta de liberdade religiosa não é específica de Portugal. Em toda a Europa há fenómenos muito preocupantes de discriminação e intolerância contra os cristãos, e em especial contra os católicos. É preciso um crescendo de consciência de que a liberdade religiosa é indivisível, que ela não é apenas o direito que cada pessoa tem de praticar a religião no segredo do seu coração, mas é o direito de viver de acordo com a sua consciência, de pautar a sua vida pelos ensinamentos da religião a que se pertence, expressar publicamente a sua fé, intervir na praça pública como cidadãos a partir das estruturas fundamentais da fé que se professa. Se uma enfermeira de um centro de saúde que diz ser objetora de consciência contra o aborto, é excluída por essa razão das equipas de planeamento familiar, isto é uma discriminação gravíssima contra as liberdades fundamentais, contra o direito ao trabalho, contra a liberdade religiosa.

Peregrinação de Advento: dia 5
No momento em que saímos do barco, chuva batida pelo vento veio ao nosso encontro. Com muita dificuldade procurámos nas nossas mochilas pelos impermeáveis e debatemo-nos para os vestir. Dez minutos depois o sol apareceu e a temperatura subiu. A suar, arrumámos os impermeáveis, e logo a seguir a chuva voltou. E assim foi durante todo o dia, com a chuva a alternar com o sol. Agora, na meia-idade, posso reconhecer mais claramente o tempo do meu próprio temperamento. Em alguns dias levanto-me a sentir-me nublado e sombrio; noutros dias sinto-me fresco e de cabeça limpa. «Ao entardecer, vós dizeis: “Vamos ter bom tempo, pois o céu está avermelhado”; e, de manhã cedo, dizeis: “Hoje temos tempestade, pois o céu está de um vermelho sombrio.” Como se vê, sabeis interpretar o aspecto do céu; mas, quanto aos sinais dos tempos, não sois capazes de os interpretar!».

Revista “Communio” dedica à «amizade» o número mais recente
A “Communio” abordou «iversos espaços de pensamento, desde as narrativas dos textos bíblicos, que a enquadram numa perspetiva teológica, até à reflexão do seu sentido em módulos vivenciais, acompanhando a sua evolução conceptual e na atualidade, em campos complexos como são a política, a economia, a comunicação e a arte, num mundo tecnológico. Com efeito, em tempos em que é indispensável o correto enquadramento e a integral compreensão dos vastos problemas que afetam a humanidade, a qualidade das relações não pode deixar de depender do sentido da amizade, que se torna assim determinante. Comum a diversas literaturas ao longo dos tempos, em diferentes contextos mas com um interessante rasto etimológico, o conceito de amizade manifesta diferentes sentidos. Desde a relação entre o poder e os deuses, entre o poder e os seus mais próximos, até às mais simples e humildes relações humanas. Situações estas que, embora aparentemente dissemelhantes, testemunham a marca comum da afetividade que ressalta das correspondentes vivências relacionais». Leia a introdução e consulte o índice.

Investigadora portuguesa surpreendida com nomeação, assinada pelo papa, para o Pontifício Comité de Ciência Histórica
A vice-reitora da Universidade do Porto, Maria de Lurdes Correia Fernandes, ficou surpreendida com a nomeação do papa Francisco para o Pontifício Comité de Ciência Histórica, um dos organismos do Vaticano, revelada esta quarta-feira. «Foi uma honra muito grande, e foi com alguma surpresa» que a docente acolheu a nomeação inesperada, dado que o cargo na reitoria a obrigou nos últimos anos a interromper a pesquisa na área das ciências históricas, explicou. A docente, que centra a sua investigação na «história da cultura» e na «história do sentimento religioso», considera que a nomeação «é um grande desafio e uma grande responsabilidade, não só por quem nomeia, e para o comité que é, mas também pelo facto de ser a única portuguesa». (Re)leia um artigo sobre o Concílio de Trento de que a docente foi coautora.

“A fórmula da vida honesta”, segundo S. Martinho de Dume
«Não procures granjear a amizade de alguém por meio da adulação, nem permitas que outros por meio dela granjeiem a tua. Não sejas ousado nem arrogante; submete-te e não te imponhas; conserva a serenidade e aceita de boa mente as advertências e com paciência as repreensões. Se alguém te repreender com razão, reconhece que é para teu bem; se o faz sem motivo, admite que é com boa intenção. Não temas as palavras ásperas, mas sim as brandas. Sê mais severo no discernimento do que nas palavras e mais nobre na vida do que na aparência. Afeiçoa-te à clemência e detesta a crueldade. Quanto à boa fama, não apregoes a tua nem invejes a alheia. Sobre rumores, crimes e suspeitas não sejas crédulo nem inclinado a pensar mal, mas opõe-te decididamente àqueles que com aparente simplicidade maquinam a difamação alheia.» Evocação do bispo de Braga do séc. VI, que é hoje evocado juntamente com os santos Frutuoso e Geraldo, também eles prelados da “Cidade dos Arcebispos”.

Papa Francisco sublinha que ressurreição «não é uma mentira» e apela à espiritualidade da esperança
O papa Francisco vincou esta quarta-feira que a ressurreição «não é uma mentira», durante a audiência geral semanal das quartas-feiras, no Vaticano, em que também animou os católicos a manterem viva a esperança. «[A ressurreição] é verdade. Nós cremos que Jesus ressuscitou, que Jesus está vivo neste momento. Vós credes que Jesus está vivo? Que é vivo? Não credes? Credes ou não credes?», perguntou aos milhares de fiéis reunidos na Praça de S. Pedro. «E se Jesus está vivo, pensais que Jesus nos deixará morrer e não nos ressuscitará?» «Recordemo-lo sempre: somos discípulos daquele que veio, vem todos os dias e virá no fim. Se conseguirmos ter mais presente esta realidade, ficaremos menos exaustos com o quotidiano, menos prisioneiros do efémero e mais dispostos a caminhar com coração misericordioso no caminho da salvação». No final da audiência, Francisco apelou à libertação de cinco religiosas sequestradas esta segunda-feira na Síria.

— Agenda para hoje —

Porto
Colóquio internacional “Filosofia e literatura: palavra, escuta e silêncio”
Porto
Para saber mais: Pastoral da Cultura

Braga
Música: Concerto evocativo de S. Geraldo
Capella Duriensis
Obras de Miguel da Fonseca, Lourenço Ribeiro, Pero de Gamboa; obras do Gradual de Braga para o Rito Bracarense
Concerto a gravar pela Antena 2, para ser transmitido pela Euroradio a 24.3.2014

19h00

Roma
Átrio dos Gentios: Solidariedade, dever religioso ou dever cívico?

Anúncios