É novo » 1.12.2013

Colóquio "Religião no espaço público"

Peregrinação de Advento: dia 1
«Uma viagem de mil km começa com um simples passo». Esta frase, atribuída ao filósofo chinês Lao-tzu, nascido 600 anos antes de Cristo, pode servir de encorajamento para começar este caminho do Advento. As viagens começam muitas vezes com incertezas. Tenho a certeza de que conheço o mapa para o meu destino? Esqueci-me de trazer alguma coisa de que vou precisar? Estou a sair demasiado cedo ou demasiado tarde? Há alguma coisa em sair de casa, fechar a porta e dar esses primeiros passos que tem o poder de dominar muitos dos medos. Agora estou pronto para enfrentar quem e o que me acontecer, dia a dia, sem gastar muito tempo a olhar para trás ou para a frente.

Faculdade de Teologia organiza colóquio internacional “Filosofia e Literatura: Palavra, Escuta e Silêncio”
O Centro de Estudos do Pensamento Português da Faculdade de Teologia da Universidade Católica (Porto) organiza a 5 e 6 de dezembro o colóquio internacional “Filosofia e Literatura: Palavra, Escuta e Silêncio”. «O que seria a palavra sem escuta e sem silêncio? O que seria a escuta sem palavra e sem silêncio? O que seria o silêncio sem palavra e sem escuta? Palavra, escuta e silêncio são conceitos que se exigem. Nenhum pode ser sem os outros», sublinha o texto de apresentação da iniciativa, realizada em parceria com o Gabinete de Filosofia Moderna e Contemporânea do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto. O programa analisa obras de autores como Sophia de Mello Breyner Andresen, Agustina Bessa-Luís, Dalila Pereira da Costa, Leonardo Coimbra, Teixeira de Pascoaes, António Ramos Rosa, Eugénio de Andrade, Daniel Faria, Novalis, Martin Heidegger, Roland Barthes, Jorge Luis Borges e Arthur Schopenhauer. Conheça o programa.

Papa Francisco confirma cardeal D. José Policarpo na Congregação para a Educação Católica
O papa Francisco confirmou este sábado o cardeal D. José Policarpo, patriarca emérito de Lisboa, como membro da Congregação para a Educação Católica, um dos dicastérios (departamentos) da Santa Sé. Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, o papa também confirmou na função de prefeito daquele organismo o cardeal polaco Zenon Grocholewski, tendo nomeado 11 novos membros de quatro continentes, entre os quais o cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de S. Paulo. Béchara Boutros Raï, patriarca de Antioquia dos Maronitas, John Njue, arcebispo de Nairobi, Timothy Dolan, arcebispo de Nova Iorque, John Tong Hon, bispo de Hong Kong, Luis Tagle, arcebispo de Manila, Ricardo Andrello, arcebispo de Santiago do Chile, e Marek Jedraszewski, arcebispo de Lodz, são alguns dos novos membros.

Etty Hillesum morreu há 70 anos
Depois desta noite, houve um momento em que senti seriamente que, de futuro, seria pecado voltar alguma vez a rir. Mas lembrei-me então de que, não obstante, alguns haviam partido a rir, embora não muitos, apenas alguns, desta vez. E talvez haja também quem ria de vez em quando na Polónia, embora não venham a ser muitos deste transporte, creio eu. (…) Disse-vos já por diversas vezes que não existem palavras ou imagens adequadas para descrever noites como esta. Ainda assim, tenho de tentar registar alguma coisa. Aqui, temos sempre a sensação de sermos os ouvidos e os olhos de um pedaço de História judaica, havendo também a necessidade de, por vezes, sermos uma pequena voz. Temos de manter-nos ao corrente de tudo o que acontece nos quatro cantos deste mundo, cada um deve dar o seu contributo para o grande mosaico estar totalmente preenchido no fim da guerra.

Etty Hillesum: “Diário”
Um dos aspectos mais comoventes é perceber o lugar da Literatura na viagem imensa que Etty realiza. Ela começa por chamar-lhe «a minha segunda pátria». E é, a princípio, uma espécie de outra vida que a ocupa, uma terra prometida para a qual se inclina. O Diário está cheio de referências a essas horas de leitura compulsiva, mesmo antes do pequeno-almoço, horas de explicitado prazer: de Santo Agostinho a Hegel, aos seus amados russos (Dostoiévski, Tolstói, Lermontov, Puschkin…), que ela anota com profundidade, em quem está sempre a pensar e que sonha traduzir. Mas depois, quando parte para o Campo de Concentração tem apenas uma pequena mochila. Faz então as escolhas decisivas. Escreve: «Quero memorizar uma coisa para os meus momentos mais difíceis e também a quero ter sempre à mão: que Dostoievski passou quatro anos em desterro na Sibéria tendo a Bíblia por única leitura.» E leva consigo a Bíblia. Além desta, dois livros mais a acompanharão sempre, ambos de Rainer Maria Rilke: O Livro das Horas e Cartas a um Jovem Poeta.

— Agenda para hoje —

Lisboa
Música: Temporada de Música em São Roque
Para saber mais: Pastoral da Cultura

Lisboa
Música: Concerto de Advento
Capela Nova
Obras de Zoltán Kodály (Veni, veni Emmanuel), Joseph Rheinberger (Neun Advent-‐Motetten op. 176), Filipe de Magalhães (Missa de B. Virgine Maria), James MacMillan (St Patrick’s Magnificat)
Museu Gulbenkian
12h00
Entrada livre

Estoril, Cascais
Música: Concerto de Natal
Le Roi David – Arthur Honegger (1892-1955): Coro Sinfónico da ESML; Orquestra Sinfónica da ESML; Elvire de Paiva e Pona, soprano; Rita Tavares, alto; Carlos Monteiro, tenor
Lauda Per La Natività Del Signore – Ottorino Respighi (1879-1936): Coro de Câmara da ESML; Ensemble de Madeiras da ESML; Carla Simões, soprano; Margarida Pinheiro, soprano; Carlos Monteiro; tenor
Luísa Cruz, narração; Paulo Lourenço, direção
Igreja da Senhora da Boa Nova
16h00
Entrada livre

Mafra
Música: Concerto de órgão
Basílica
16h00

Lisboa
Música: Concerto
Coral Contraponto Lusitano
Basílica dos Mártires
16h00

Évora
Música: Concerto de órgão
José Luís Uriol

16h30
Entrada livre

Lisboa
Visita guiada: O Calendário Litúrgico em S. Roque – Introdução
Igreja de S. Roque
16h30
Entrada gratuita, sujeita a inscrição prévia (máximo de 30 pessoas) pelos telefones 213 235 824 / 233 / 065 / 444

Porto
Música: Concerto de Frei Hermano da Câmara
Coliseu
18h00

Anúncios